A Secretaria de estado da Saúde (Sesa) informou que registrou nesta quinta-feira (29), a quarta morte por febre maculosa no Espírito Santo. Desta vez, foi registrada em Sooretama, município localizado na Região Norte do Estado.
O órgão destacou que não serão informados perfis de pacientes em observância à Lei Geral de Proteção de Dados, bem como ao princípio da liberdade e da privacidade.
Até esta quinta, 14 casos da doença foram contabilizados: Mimoso do Sul (2), Nova Venécia (1), Colatina (1), Afonso Cláudio (1), Laranja da Terra (1), Domingos Martins (1), Barra de São Francisco (3), Vila Valério (1), Conceição da Barra (2), Sooretama (1).
>> Entre no grupo do Folha Vitória no WhatsApp e receba notícias gratuitas sobre Saúde. Participe também do nosso canal no Telegram!
O Espírito Santo confirmou quatro óbitos por febre maculosa no Estado. Veja:
* Colatina (1);
* Barra de São Francisco (1);
* Conceição da Barra (1);
* Sooretama (1).
A reportagem do Folha Vitória também demandou a Prefeitura de Sooretama para saber mais informações sobre o caso. Assim que houver resposta, a matéria será atualizada.
O que é a febre maculosa?
A febre maculosa, segundo o Ministério da Saúde, é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Rickettsia, capaz de provocar febre aguda com gravidade variável.
A doença pode se apresentar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com alto grau de letalidade. Atualmente, a região de Campinas (SP) passa por um surto da doença.
Conheça alguns sintomas:
– Febre;
– Dor de cabeça intensa;
– Dor muscular constante;
– Diarreia;
– Dor abdominal;
– Náuseas e vômitos;
– Palmas das mãos e solas dos pés inchados e avermelhados;
Febre Maculosa no ES
– 2022: 25 casos confirmados; 10 mortes;
– 2023: (01/01 a 22/06): 12 casos confirmados; mortes (Colatina, Barra de São Francisco, Conceição da Barra e Sooretama).
Vale destacar que não serão informados perfis de pacientes em observância à Lei Geral de Proteção de Dados, bem como ao princípio da liberdade e da privacidade.
LEIA TAMBÉM: Japão suspende a compra de aves do ES após cado de gripe aviária na Serra