DIABETES

Programa oferece sensor de glicose gratuito para crianças em Vitória; entenda

O diabetes é uma doença crônica causada pela produção insuficiente ou má absorção da insulina que é o hormônio que regula a glicose no sangue

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Freepik

Manter a glicemia controlada é fundamental para a qualidade de vida de quem tem diabetes. Para isso, é preciso medir constantemente e verificar as taxas evitando os chamados picos de glicose no sangue.

O diabetes é uma doença crônica causada pela produção insuficiente ou má absorção da insulina que é o hormônio que regula a glicose no sangue.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas de Saúde? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O monitoramento de crianças com a doença em Vitória sempre foi feito por meio da perfuração na ponta do dedo para obtenção do sangue. O procedimento é doloroso, já que são necessárias várias medições diariamente.

A partir de agora, por meio do Programa de Monitoramento Contínuo de Glicose, as crianças com Diabetes Melittus tipo 1, que moram na Capital e estão matriculadas nas escolas da rede pública municipal, vão receber, de graça, o sistema de monitoramento da glicose "FreeStyle Libre".

Elas deverão ter idades entre 4 e 12 anos possuir laudo médico com diagnóstico de Diabete Melito tipo 1.

Como o sensor monitora a glicemia?

Composto por um leitor portátil e um sensor, o sistema "FreeStyle Libre" é usado por um período máximo de 14 dias. O sensor é aplicado na parte posterior do braço.

A cada 15 minutos, o leitor disponibiliza informações sobre tendências de glicemias altas ou baixas, além de uma visão geral da glicemia na madrugada.

Os familiares, responsáveis e professores, receberão informações sobre a doença, percepção de sinais e sintomas e como agir, bem como orientações contínuas para melhoria do desempenho da criança com DM1 matriculada na rede municipal de ensino de Vitória.

Saiba quem pode ser contemplado pelo benefício

* Residente e domiciliado no Município de Vitória;

* Portar laudo médico com diagnóstico de DM1 emitido por médico no exercício regular de suas funções no SUS;

* Ter entre 04 e 12 anos de idades;

* Estar cadastrado no Sistema Único de Saúde (SUS) e na Rede Bem Estar (RBE), no âmbito municipal, tendo realizado os atendimentos médicos na rede municipal de saúde de Vitória;

* Estar matriculado na rede pública municipal de ensino, com comprovação por meio de declaração escolar;

* Possuir receita médica com indicação de uso conforme necessidade da criança e validade para até 04 (quatro) meses.

Programa de Monitoramento Contínuo de Glicose. 

A Lei que institui o Programa de Monitoramento Contínuo de Glicose foi sancionada na última sexta-feira (07.

"Esse novo programa beneficia muito os estudante da rede municipal. O meu filho Ítalo será beneficiado e com isso ficamos mais tranquilos com ele na escola, com todos monitorando a glicose dele, se está alta se está baixa. É mais uma conquista para os diabéticos tipo 1. Estamos muito felizes!", disse Júlia Palmarin, mãe do Ítalo, que será beneficiado pelo programa.

Segundo a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, as crianças terão mais qualidade de vida e conforto por meio do sistema.

"Esse é um equipamento que oferece qualidade de vida e pode, até mesmo, salvar vidas. Estamos cuidando da nossa população, garantindo qualidade de vida, mais segurança e tranquilidade para as crianças, famílias e também educadores. Essa é a nossa prioridade na saúde, cuidar das pessoas e garantir saúde de qualidade aos nossos munícipes. Neste momento, há 24 crianças com idade entre 4 e 12 anos, estudantes da rede municipal, que serão beneficiadas com o novo programa da Prefeitura de Vitória. Mas, todas que necessitarem do aparelho, serão atendidas", frisou.

Uma solenidade foi realizada na sala de reuniões da Prefeitura de Vitória, e contou com a presença do secretário de Gestão e Planejamento, Regis Mattos; da secretária de Saúde, Magda Lamborghini; da secretária de Educação, Juliana Rohsner; lideranças comunitárias, conselheiros de saúde, familiares com crianças portadoras de diabetes, vereadores e demais autoridades.

Conheça os sintomas da diabetes mellitus tipo 1

Fome e sede excessiva, além da vontade de urinar várias vezes ao dia, estão entre os principais sintomas do diabetes. Outros sintomas, são característicos do tipo 1 da doença, segundo informações divulgadas pelo Ministério Saúde. Veja: 

TIPO 1

- Fome frequente;

- Sede constante;

- Vontade de urinar diversas vezes ao dia;

- Perda de peso;

- Fraqueza;

- Fadiga;

- Alterações de humor;

- Vômito e náuse.

LEIA TAMBÉM: Dicas para desenvolver a empatia nos seus filhos




Pontos moeda