SAÚDE EM FÓRUM

Saúde busca crédito no mercado para crescer e expandir negócios no ES

A 3ª edição do Saúde em Fórum aconteceu nesta sexta (28), em Vitória, e reuniu CEOs e investidores de instituições privadas e públicas da área no Espírito Santo

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Thiago Soares / Folha Vitória

Em ritmo expressivo de expansão, o mercado da saúde no Espírito Santo ganha cada vez mais destaque. Prova disso é a 3ª edição do Saúde em Fórum, "Conectando Quem Produz Saúde", realizado nesta sexta-feira (28), em Vitória. O evento é pioneiro na reunião da cadeia produtiva do setor da saúde no estado.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

O Fórum reuniu CEOs e investidores das grandes instituições privadas e públicas da área da saúde capixaba. Novidades voltadas para soluções em crédito e também em serviços financeiros para o setor foram apresentadas aos participantes.

Priorizar o conhecimento do setor e colocá-lo em prática. Para Alexandre Aquino, subsecretário de Estado de Contratualização em Saúde, esse é um dos pilares quando se fala em promoção da saúde.

"É preciso integrar cada vez mais os setores público e privado de saúde para melhorar o acesso à saúde da população capixaba por meio de uma troca de conhecimentos entre os dois setores. Temos colocado sempre como missão, a gente melhorar, renovar, inovar o nosso sistema. Temos que estar sempre dispostos a ouvir. A conexão, a integração com o setor privado é muito importante."

Crescimento do setor

O setor da saúde no Estado cresceu 8% nos últimos dois anos. E é exatamente esse aumento que acaba por demandar maiores investimentos em infraestrutura e tecnologia, o que acaba tornando-se viável somente por meio de créditos adequados e financiamento.

Durante uma pesquisa inédita elaborada e desenvolvida pelo Sebrae-ES no ano passado, instituições financeiras foram provocadas a desenvolver soluções que ajudassem a fomentar o setor. 

Em meio a busca por melhorar o cenário de crédito e serviços para empresas e instituições do setor no Estado, a pesquisa ainda ganhou uma nova atualização em 2024. 

"O mercado da saúde no Espírito Santo cresceu 5% se comparado ao mesmo período do ano passado. Isso demonstra que as empresas estão buscando o crédito no mercado para poderem crescer e expandir os negócios. Demonstra todo o crescimento econômico do estado e reflete todos os esforços para isso", pontuou Patrícia Fontes, que é analista da Unidade de Ambiente e Negócios e Acesso ao Crédito do Sebrae-ES.

Outros números a respeito do cenário atual no estado ainda foram apresentados:

- 25% das empresas de saúde estão com dívidas em atraso;

- 34% em dia com seus financiamentos;

- 41% não possuem dívidas ou empréstimos em aberto.

A pesquisa apontou ainda que houve um aumento da proporção de empresas que afirmam que estão sofrendo uma redução de seu faturamento.

Diante dessa realidade, no último mês de março foram apresentadas as demandas do setor para as instituições financeiras, que retornaram com propostas direcionadas ao mercado da saúde. 

Acesso ao crédito x saúde

O fato ´e que, algumas questões dificultam o acesso ao crédito. Especialista em Gerenciamento de Projetos e Processos, Líder em Inovação no Hugb - Grupo Buaiz, Anna Paula Oliveira destaca que muitos empreendedores e gestores do setor não têm formação financeira, por exemplo.

"Precisamos ter uma oferta diferenciada para pessoas físicas e jurídicas. Não ter isso torna o acesso ao crédito muito difícil para o micro e pequeno empreendedor. Precisamos trazer linhas de crédito específicas para o setor da saúde".

Durante o painel "Crédito e Serviços Financeiros para o Setor da Saúde no Espírito Santo", Anna elencou os principais entraves:

- Ofertas de produtos PJ x PF;

- Custo do dinheiro e exigências de garantias;

- Linhas de crédito para os clientes;

- Linhas de crédito especiais.

Foto: Vitor Machado

Desafios de financiamento

Dados do 'Health Report 2023, revelaram que 65% das pequenas clínicas enfrentam dificuldades de crédito decorrentes de exigências de garantias e alto custo de crédito.

Doutora em Odontopediatria e Mestre em Saúde Pública, Alice Sarcinelli, que é a presidente do Colegiado de Saúde, falou sobre a importância do tema. Alice também é a head de Saúde da Rede Vitória – com a página Vida Saudável no Folha Vitória e apresentação do programa Check-up Saúde.

"Esse é um evento todo voltado para as soluções de crédito, de serviços financeiros para o setor na saúde no Estado. A pesquisa inicial no ano passado, apresentada no Fórum de outubro, trouxe os problemas e o objetivo agora é sim trazer as soluções", conta.

O evento contou também com a participação nacional da Deloitte, empresa global que presta serviços de consultoria fiscal, auditoria, financial advisory, contemplando clientes dos mais variados setores.

"A Fátima Pinho fala sobre o panorama do crédito e dos serviços financeiros e investimentos no setor da saúde nacionalmente e essa mesma pauta abordada com foco no Espírito Santo".

Foto: Vitor Machado

“Conectando quem produz Saúde”

Com o tema principal “Soluções em Crédito e Serviços Financeiros para o Setor da Saúde”, a etapa Espírito Santo 2024, realizada pela Rede Vitória de Comunicação e ÁS Consultoria, está sendo apresentada pelo Sicoob, Sebrae e São Bernardo Samp, com patrocínio da Multivix e Tommasi, e apoio da Javé e do Hospital Santa Rita na etapa Espírito Santo, e contará com mais uma edição no próximo mês de outubro.

A 3ª Edição do Saúde em Fórum aconteceu em um formato corporativo exclusivo, somente para 150 convidados. 

LEIA TAMBÉM: FOTOS | Saúde em Fórum reúne lideranças da área de saúde em Vitória