Se você está com viagem marcada para Paris e vai acompanhar os Jogos Olímpicos 2024, seja como turista, atleta ou profissional, é preciso ficar atento a caderneta de vacinação.
Isso por que segundo a secretaria de estado da Saúde, Sesa-ES, é orientada a aplicação de uma ou duas doses da vacina Tríplice viral, que deve ser feita até duas semanas antes da viagem, dependendo da situação vacinal prévia.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!
Trata-se de uma medida de controle que pretende preservar a saúde dos viajantes e evitar a reintrodução do vírus no Espírito Santo, já que a França é um dos países europeus em que há circulação ativa do sarampo.
Desde 2019 que o estado não registra casos confirmados. Na época, quatro casos importados foram registrados (pessoas que contraíram a doença fora do território capixaba).
Quem não estiver vacinado, pode viajar?
No âmbito do Regulamento Sanitário Internacional, não estar vacinado contra a doença não impede viagens.
Devido a isso, a orientação é para que, ao retornar ao Estado após os Jogos Olímpicos, a população deve ficar atenta a suspeita do sarampo, como sintomas de:
* Febre;
* Manchas vermelhas acompanhadas de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite.
Diante desses sinais, é preciso procurar imediatamente uma unidade de saúde para confirmação ou descarte do diagnóstico.
Em caso de dúvidas, ou se não estiver com o cartão vacinal atualizado, busque uma sala de vacinação mais próxima de onde mora. A vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, está disponível em todas as unidades de saúde para a população de 01 (um) a 59 anos.
Os Jogos Olímpicos de Paris têm início oficial no próximo 26 de julho e reunirão atletas de mais de 200 países.
Sobre o sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode levar à morte.
Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A vacinação é a única forma de prevenção.
LEIA TAMBÉM: Cuidados Paliativos: ES será piloto para implementação da Política Nacional