Saúde

Esporte na areia? Veja como praticar e evitar lesões

Prática é benéfica devido ao contato com a natureza e porque a areia consegue absorver o impacto provocado por algumas atividades

Foto: Divulgação
É necessário ter condicionamento físico para praticar esportes na areia para não correr o risco de lesões.

Muitas pessoas são adeptas às práticas esportivas na areia. Beach soccer, volei, corrida, altinha... Às opções de atividades são muitas e além de exercitar o corpo, é possível ter maior contato com a natureza. Além disso, a prática de esportes na areia consegue absorver o impacto provocado por algumas atividades.

Mas, de acordo com o ortopedista e médico do esporte Adriano Almeida, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da USP, para praticar atividades esportivas na areia, é necessário usar tênis. 

Caminhar descalço na areia fofa é recomendado, apenas, como tratamento para pessoas que têm o pé plano, pois a irregularidade do solo ajuda no fortalecimento dos músculos dos pés.

Ele ressalta que é necessário ter condicionamento físico para praticar esportes na areia para não correr o risco de lesões. "Por conta do terreno irregular, a prática de esportes na areia pode causar entorses, lesões musculares, lesões ligamentares e por repetição, como tendinites. Além disso, a exposição ao sol pode causar queimaduras graves e desidratação. É necessário preparo e não realizar as atividades de maneira exagerada para não causar dores", explica Almeida.

Evite lesões 

Para evitar tais lesões, o médico recomenda que, primeiramente, se tenha preparo físico, começando a atividade de maneira gradual. Uma sugestão é iniciar as atividades na quadra e depois passar para a areia.

"É necessário também que seja feito um fortalecimento muscular prévio e que se utilize um tênis esportivo para absorver o impacto, pois, embora a areia seja capaz de captar uma parte do choque das atividades, não o faz totalmente, além de adequar os horários de treinamentos para ter menor exposição solar. É preciso também lembrar de se manter hidratado e de utilizar filtros solares para não sofrer queimaduras" afirma.

Almeida afirma que, na teoria, os esportes mais benéficos são aqueles que combinam o condicionamento cardiorrespiratório com exercício de força, como a natação, a caminhada e a corrida na areia. Porém, a orientação é que o melhor esporte é aquele que mais dá prazer ao praticante.

Com informações do Portal R7 

Pontos moeda