Saúde

Famílias poderão se reunir sem máscara no fim do ano no ES, diz secretário

A expectativa é começar o ano de 2022 com grande parte da populção completamete vacinada. Nésio explica que isso não representa o fim da pandemia, mas um controle da doença

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC

Até o fim do ano, todo o público com mais de 18 anos deve estar vacinado com pelo menos uma dose da vacina contra covid-19 no Espírito Santo. Essa é a expectativa do secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes. 

Diante dessa perspectiva, Nésio afirmou em uma entrevista para o jornal online Folha Vitória que, se os capixabas continuarem se vacinando - e respeitando a determinação de duas doses para os imunizantes - o natal deste ano será diferente do que passou. 

"Nós entendemos que adesão às vacinas é um passo importante para viver esse novo momento. Para ter um Natal sem máscaras, entre a família, nós precisamos ter toda a família com duas doses de vacina até o final do ano", afirmou o secretário.

A expectativa é começar o ano de 2022 com grande parte da populção completamete vacinada. Ainda segundo Nésio, isso não representa o fim da pandemia, mas um controle da doença. 

Leia também: No ES, baixa procura por segunda dose de vacina é motivada por medo de reações adversas

Maioria da população do ES pode estar completamente imunizada até o fim do ano

Caso o prazo de intervalo entre doses da vacina Pfizer seja mantido em 12 semanas, segundo o secretário estadual de saúde, há a possibilidade de que o Espírito Santo consiga imunizar a ampla maioria da população vacinável até o fim de 2021.

"Entre setembro e dezembro a gente pode alcançar até 80% de cobertura de D2 na população já alcançada com a D1. Desde que o Ministério da Saúde não decida pela antecipação da Pfizer para 21 dias de prazo", afirmou.

Estado quer imunizar adolescentes e crianças

Além do público contemplado no PNI, adolescentes e crianças, de acordo com Nésio, também devem estar na lista de prioridades. "Nós consideramos ser fundamental vacinar a população abaixo de 18 anos com as vacinas autorizadas. Nós já temos a Pfizer autorizada, a CoronaVac já solicitou à Anvisa autorização", disse.

A intenção do Governo do Estado é chegar no próximo ano com a pandemia sob controle e adolescentes vacinados.

"Se nós tivermos essas duas vacinas disponíveis, nós poderemos avançar na vacinação dos adolescentes e, inclusive, das crianças. Nós temos uma esperança que se incrementa, porque 2022 poderá chegar com grande parte dos adolescentes comtemplados com a primeira dose da vacina"

Leia Mais: Mais de 60 mil pessoas ainda não completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 no ES


Pontos moeda