Quer dormir melhor? Veja 5 dicas que vão te ajudar a ter boas noites de sono

Saúde

Quer dormir melhor? Veja 5 dicas que vão te ajudar a ter boas noites de sono

Ter uma rotina do sono te ajuda a garantir noites bem dormidas. A adoção de alguns hábitos também favorecem a boa noite de sono.

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Pesquisas mostram que cerca de ⅓ da nossa vida, passamos dormindo. Quando pensamos nos brasileiros, que de acordo com o IBGE têm expectativa de vida de 75 anos, são exatos 25 anos de sono. Mas não para todos, já que muitas pessoas sofrem com insônias recorrentes. 

De acordo com a cardiologista, Kátia Vasconcellos o sono é essencial para todas as pessoas e se privar de noites bem dormidas pode trazer prejuízos a saúde.

“A deficiência de sono pode levar pessoas com predisposição genética a desenvolver hipertensão arterial ou até piorar o problema já existente. Arritmias e insuficiência cardíaca também podem ser adquiridos nos casos de pessoas que apresentam problemas para dormir por um determinado período de tempo", afirmou.

Conheça a higiene do sono

Quem sofre com a insônia, costuma recorrer ao uso de remédios para dormir, mas esse tipo de medicamento traz consigo vários efeitos adversos. Então o que fazer para conseguir dormir bem? Adotar uma rotina, chamada higiene do sono, pode te ajudar a relaxar de forma mais natural. 

O médico Fábio Baptista disse que dormir bem está muito associado a adoção de uma rotina para este momento. Na maior parte dos casos, adotar hábitos específicos para este momento costuma resolver o problema da insônia.

O médico, Fábio Baptista disse que caso a higiene do sono não seja suficiente vale investir em chás calmantes como camomila, capim cidreira e melissa.

Veja abaixo algumas dicas valiosas para praticar a higiene do sono:

1- Criar um horário específico para dormir: de acordo com o médico Fábio Baptista, uma dica importante é não ir para a cama antes do horário habitual de dormir. Assim você pode pegar no sono fora do seu horário e desregrar a noite de sono. 

"Não assista a televisão na cama, deixe a TV para a sala, escritório, ou qualquer outra parte da casa, a sua cama deve ser associada ao seu ritual de sono, assim seu cérebro acostumará e entenderá que o momento em que se chega na cama é o momento de dormir”, disse.

2 - Cardápio diferenciado no jantar: o médico reforçou que o jantar deve ser sempre uma refeição mais leve. 

“Muito importante evitar o consumo de café, chás e bebidas açucaradas, como os refrigerantes, elas são estimulantes e podem sabotar o seu sono", explicou o médico.

3- Depois do jantar, nada de agitação: é importante dar preferência a atividades relaxantes como leitura, filmes e séries mais tranquilos, músicas calmas, brincadeiras tranquilas com as crianças. Quanto menos agitado for o momento, mais o corpo vai se preparando para o sono.

"Outra dica é estipular os horários de acordar e de ir dormir, criando assim uma rotina. As atividades físicas são muito importantes, mas devem ser realizadas até três horas antes do horário que estabeleceu para o seu sono”, disse Fábio.

4- Preparação do ambiente: ele deve ser de silêncio, escuridão, roupas de cama limpas e macias, se possível com a prática da aromaterapia e tranquilidade.

5- Roupas confortáveis são fundamentais: para Lívia Ronconi, empreendedora que atua no segmento de pijamas, não dar importância à roupa de dormir é um grande erro que pode comprometer o descanso.

“Priorizar pijamas com tecidos leves e respiráveis, como algodão, viscose e o linho; Evitar peças justas, pois elas prendem a circulação e podem causar desconforto ajudam a manter uma noite de sono restaurador", afirmou a empreendedora.