VÍDEO | Check-Up Saúde: saiba como a fisioterapia pode ajudar na dor crônica
Veja as dicas da odontopediatra Alice Sarcinelli, que apresenta o programa Check-Up Saúde e também mantém a plataforma "Vida Saudável" no Folha Vitória
No quarto episódio do programa Check-Up Saúde, a odontopediatra Alice Sarcinelli, a doutora Guacyra Muzzi e a fisioterapeuta Lia Silva dos Santos mostraram como a fisioterapia pode ajudar no tratamento da dor crônica e quando procurar um fisioterapeuta.
Estudos nacionais e internacionais demonstram que a ocorrência de dor é a razão principal pela qual 80% das pessoas procuram os serviços de saúde. No Brasil, estima-se que a dor crônica acometa entre 30 e 40% da população brasileira.
LEIA TAMBÉM: >> Você sabe a diferença entre dor aguda e dor crônica?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que a dor crônica acomete uma grande parcela da população mundial, sendo uma das principais causas da incapacitação física para o trabalho e redução da produtividade e qualidade vida.
O fisioterapeuta é um dos profissionais da equipe de multidisciplinar que mais convive com o paciente. Por isso, ele é um dos mais indicados para o controle do gerenciamento de dor, ou seja, trabalhar todas as formas e vias de dor do paciente, que fazem ele entrar em crise.
A terapia trabalha na função do paciente, logo o fisioterapeuta é responsável pela reabilitação física da região de dor e do corpo. O especialista reabilita o local com técnicas mecânicas, que facilitam a remoção ou a redução das medicações.
Ele melhora a mobilidade e controla o nível de forma do paciente. Uma das áreas mais importantes do tratamento é a exposição gradativa aos exercícios. Por vezes, uma das frustrações do paciente com dor crônica é se ver longe da atividade física ou da forma de reabilitação física.
Exercícios físicos ajudam?
De acordo com a especialista Guacyra Muzzi, o exercício físico é fundamental na dor crônica. "Da mesma forma que existe esse nervo captador na periferia e forma o sistema nervoso central que há dor, o cérebro manda uma resposta negativa tentando frear a dor. O cérebro é muito inteligente", disse.
"O exercício físico estimula as vias inibitórias da dor. Então, é muito importante o paciente com dor crônica praticar alguma atividade física. Quanto mais repouso ele fizer, quanto mais parado ele ficar, mais dor ele vai sentir", complementou.
Tratamento da dor crônica pelo SUS
Desde 2002 foi instituído, no âmbito do Sistema Único de Saúde, o Programa Nacional de Assistência à Dor e Cuidados Paliativos. Segundo a doutora Guacyra Muzzi, existem dois pontos para tratamentos de dor no Espírito Santo: um Hospital Santa Rita e outro no Santa Casa da Emescam.
No entanto, o acesso não é liberado ao público, ou seja, o técnico do hospital que acompanha o paciente ao identificar a dor crônica direciona esse paciente para o especialista em dor.
Veja mais informações sobre o assunto no episódio completo do Check-Up Saúde:
Conheça o canal Check-Up Saúde
O programa Check-Up Saúde tem o objetivo de ajudar as pessoas a manterem em dia uma vida mais saudável. Alice Sarcinelli traz um assunto novo sobre saúde em cada episódio, que conta sempre com médicos especialistas convidados para enriquecer a discussão e compartilhar conhecimento.
LEIA TAMBÉM: >> Você tem problema na tireóide? Entenda os mitos e verdades sobre esse diagnóstico
Check-Up Saúde é transmitido toda quarta-feira, às 16h, na Rádio Pan News Vitória. Também é possível assistir ao programa toda quinta-feira no canal do YouTube do Folha Vitória e no canal de vídeos do Jornal Online Folha Vitória. Além disso, acompanhe a plataforma Vida Saudável, que reúne artigos de vários especialistas da área da Medicina.