Filho de Zé Vaqueiro nasce com doença rara e é internado na UTI; entenda a síndrome
O caçula do cantor nasceu com malformação congênita decorrente da síndrome da trissomia do cromossomo 13
O cantor Zé Vaqueiro revelou que seu filho caçula com Ingra Soares nasceu nesta segunda-feira (24), e, atualmente, encontra-se na UTI. Devido ao estado de saúde de Arthur, o sertanejo anunciou que irá cancelar sua agenda de shows até o dia 17 de agosto.
O bebê foi diagnosticado com uma malformação congênita decorrente da síndrome da trissomia do cromossomo 13. Conhecida como Síndrome de Patau, a condição é caracterizada pela existência de um cromossomo 13 extra.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Em comunicado no Instagram, o artista explicou que a mãe de seu filho já recebeu alta. "O bebê encontra-se na UTI devido a uma malformação congênita decorrente da síndrome da trissomia do cromossomo 13. Diante desta situação delicada, informamos o cancelamento dos shows do artista até a data de 17 de agosto".
Veja a postagem nas redes sociais do cantor:
"Neste momento, a família necessita estar unida, cercada de amor e serenidade. Contamos com a compreensão de todos e pedimos que se juntem a nós em orações pelo bem-estar do pequeno Arthur e toda família", concluiu.
Ingra e Zé já são pais de Daniel, de 3 anos, e de Nicole, de 13 anos. A gravidez do filho caçula foi anunciada em janeiro.
O QUE É A SÍNDROME DE PATAU
Todos os seres humanos possuem 46 cromossomos, divididos em 23 pares. A síndrome da trissomia do cromossomo 13 acontece quando há uma falha genética e existem três cromossomos do grupo 13 na pessoa.
Com isso, a anomalia costuma causar a Síndrome de Patau, que é uma malformação do sistema nervoso.
De acordo com o hospital Rede D'or São Luiz, a Síndrome de Patau causa alguns sintomas no bebê, como atraso mental, má-formação de partes do corpo, microcefalia, tamanho reduzido do queixo e/ou problemas no coração e rins.
Com a síndrome, a pessoa pode precisar de acompanhamento médico ao longo de sua vida. O diagnóstico é feito ainda durante a gestação por médicos especializados.
Com informações do Estadão Conteúdo.