Saúde

OMS alerta: doenças vasculares são a principal causa de morte no mundo

Entre as principais estão varizes, trombose, úlceras venosas, acidente vascular cerebral (AVC), doença arterial obstrutiva periférica e aneurismas

Redação Folha Vitória

Foto: Pixabay

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que as doenças vasculares são a principal causa de morte no mundo. Todos os anos, milhares de brasileiros morrem em decorrência delas. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Entre as principais doenças vasculares, estão varizes, trombose, úlceras venosas, acidente vascular cerebral (AVC), doença arterial obstrutiva periférica, aneurismas, linfedema, problemas nas carótidas, varizes e pé diabético. 

Sendo essa, a maior causa de amputações não traumáticas no mundo e responsável por longos períodos de ocupação de leitos hospitalares e tratamentos de alto custo. O AVC, por exemplo, liderou o ranking de mortes no Brasil no primeiro quadrimestre de 2022.

LEIA TAMBÉM: Fórum em Vitória promete debater entraves e perspectivas da saúde

O presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular Regional Espírito Santo, o cirurgião vascular Eliud Garcia Duarte Junior, destaca que nem sempre as pessoas possuem informações sobre como identificar ou reduzir os riscos de problemas vasculares. 

Ele alerta que algumas dessas condições são silenciosas e o paciente só apresenta sinais e sintomas quando já há um quadro grave instalado. 

“A campanha Agosto Azul Vermelho busca disseminar informações e assim, salvar vidas. Cabe ressaltar que as doenças vasculares demandam monitoramento constante, a fim de não evoluírem para complicações que acarretem afastamento do trabalho, perda de membro ou morte. A prevenção ainda é a melhor forma de evitá-las. E hábitos simples ajudam, como atividades físicas rotineiras; parar de fumar; melhorar a alimentação; e manter o peso equilibrado, especialmente se o indivíduo possui histórico familiar. Sempre que possível, é importante consultar um especialista vascular”, declarou.

As doenças vasculares consistem em condições adversas que afetam os vasos sanguíneos e comprometem o funcionamento do sistema circulatório. 

Os principais fatores de risco são:

Tabagismo
Colesterol alto, que pode levar à formação de placas de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos
Hipertensão
Obesidade
Estresse
Diabetes
Histórico familiar 

Cabe ressaltar que a melhor forma de evitar doenças vasculares ainda é a prevenção, considerando que o estilo de vida é fator importante nesse cenário.

Campanha Agosto Azul Vermelho

Durante o mês de agosto, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular Regional Espírito Santo (SBACV-ES) realiza a Campanha Agosto Azul Vermelho, que visa a conscientização sobre doenças vasculares e a importância da prevenção. 

A Campanha Agosto Azul Vermelho começa nesta terça-feira (1º) e vai até o dia 30 de agosto. O mês foi escolhido por também ser comemorado o Dia do Cirurgião Vascular, no dia 15 de agosto. O azul representa as veias e o vermelho, as artérias.

LEIA TAMBÉM: Câncer: desmistificando mitos e respondendo perguntas cruciais para pacientes

A ação é uma oportunidade de falar sobre a importância de manter a saúde vascular. De modo geral, o indivíduo busca atendimento apenas quando apresenta algum sinal ou sintoma de problemas no sistema circulatório, como:

Dor ao caminhar
Queimação nas pernas
Feridas de difícil cicatrização
Aneurismas
Trombose venosa profunda
Feridas de difícil cicatrização

Lei do Agosto Azul Vermelho

O Espírito Santo foi o primeiro estado do país a ter uma lei sobre o Agosto Azul Vermelho, que institui a iluminação de prédios e monumentos públicos nas cores da campanha durante o mês de agosto, além da divulgação de mensagens educativas e orientativas em canais públicos oficiais e a realização de eventos de alusivos ao tema.

ES tem hospital referência nacional contra o pé diabético

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), antigo São Lucas, é referência nacional no diagnóstico precoce e tratamento do Pé Diabético, sendo hoje um centro de pesquisas com inovações científicas envolvendo terapias modernas, como a aplicação de Medicina Regenerativa em Cirurgia Vascular. 

O trabalho tem reduzido amputações decorrentes do diabetes e o tempo de internação e ocupação de leitos hospitalares envolvendo doenças ligadas ao sistema circulatório.

A Campanha Agosto Azul Vermelho começa nesta terça-feira (1º) e vai até o dia 30 de agosto. A SBACV e suas regionais publicarão posts informativos nas mídias sociais. Prédios e estruturas públicas, como a Ponte da Ilha do Frade, empresas de mídia OOH e a Rede Vitória, abraçaram a campanha.

Pontos moeda