Saúde

Panos de prato podem conter bactérias encontradas no vaso sanitário

Estudo mostra que é uma péssima ideia secar a louça com uma toalha, pois há risco de contaminação por diversos microorganismos

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Pixabay

Muitas pessoas têm o costume de secar a louça com panos de prato, entretanto, talvez seja o momento de abandoná-los. Um estudo divulgado pela Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte, identificou que eles possuem as mesmas bactérias do vaso sanitário. 

Durante as pesquisas, foi identificado que, em 27,5% dos panos de prato, foram localizadas a bactéria "E.coli". Essa bactéria, identificada como Escherichia coli é classificada como o principal coliforme fecal.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Além dessa bactéria, também foram identificadas a 13,5% da bactéria Listeria spp. on e 3% da bactéria Listeria monocytogenes. Todas estavam nos panos de prato, além disso, foi destacado que, o tipo do material do tecido não influencia na proliferação das bactérias. 

Como ocorre a proliferação das bactérias? 

Segundo o estudo, os panos de prato são utilizados no ambiente da cozinha, onde muitas vezes, há muitos restos de alimentos, matéria que entra em decomposição com o passar das horas e dos dias. 

"Como os panos de prato ficam úmidos por longos períodos, eles se tornam o ambiente ideal para a sobrevivência e crescimento de microorganismos. A decomposição gera bactérias, que podem proliferar devido à umidade e à temperatura do ambiente. O contato do pano com superfícies infectadas pelas bactérias pode levar ao que se chama de contaminação cruzada", diz o estudo. 

Além disso, a pesquisa também descreveu que locais da cozinha como a pia, a esponja de louça e outros espaços da cozinha também são frequentemente locais com grandes concentrações de vírus e bactérias que podem ser prejudiciais à saúde. 

“Bactérias sobrevivem em diversos ambientes”, diz bióloga 

Em entrevista ao Folha Vitória, a bióloga especialista em Biologia Molecular, Bianca Ribeiro Pizzato, explica que as bactérias são microrganismos que sobrevivem em diversos ambientes devido à grande capacidade de adaptação. Dessa forma, estão presentes no solo, na água e no ar. 

"Portanto, as bactérias encontradas nas toalhas usadas na cozinha podem ter origens variadas, inclusive podendo estar associadas aos alimentos, como os vegetais, carnes e frutas", destaca. 

Quais são as doenças causadas pela bactéria E.coli? 

Existem bactérias E. coli que fazem parte da microbiota intestinal humana e de outros animais sem provocar doenças. Em contrapartida, as cepas patogênicas de E.coli podem causar infecções no trato urinário e infecções intestinais graves. 

Como evitar a contaminação nos panos de prato? 

Segundo a especialista, existem algumas maneiras de diminuir o risco de proliferação de bactérias nos panos de prato de cozinha. Confira algumas dicas:

-Trocar o pano de prato com frequência e, principalmente, caso entre em contato com os alimentos; 
- Não utilizar o pano para outros fins, como higienizar a pia ou demais utensílios; 
-Higienizar as mãos antes e após manusear os alimentos, após utilizar o banheiro ou trocar fraldas; 
-Lavar as tábuas de carne com detergente entre o preparo de cada alimento.

Como diminuir o risco de bactérias nos alimentos da cozinha?

A médica infectologista Martina Zanotti explica que, para diminuir o risco de contaminação nos panos de prato, eles devem ser utilizados somente para secar louças, e não para secar as mãos e nem para limpar ou secar outras superfícies; trocá-los sempre que estiverem úmidos.

"Além disso, não deixar alimentos à temperatura ambiente por tempo prolongado (guardar em geladeira); cozinhar bem os alimentos; lavar as mãos e utensílios antes e depois de preparar os alimentos", finaliza. 

LEIA TAMBÉM: Pinguim é resgatado no litoral do ES; saiba o que fazer nestes casos

Pontos moeda