Saúde

Aprenda o jeito correto de jogar remédio vencido fora

Confira a forma adequada de se livrar de medicamentos vencidos e contribua para a saúde pública e a preservação ambiental

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação | Pixabay | Pexels

Você já se perguntou o que fazer com aqueles medicamentos vencidos ou esquecidos na gaveta? Jogar no lixo, no vaso sanitário ou no ralo pode parecer conveniente, mas essa prática traz sérios riscos ao meio ambiente e à saúde humana.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A campanha “Remédio: não usou, descartou”, iniciada em 7 de abril, visa conscientizar a população sobre a importância de descartar medicamentos de maneira adequada. 

Promovida pelo Grupo Mulheres do Brasil e pelo Ciência na Saúde, a iniciativa conta com a liderança de Luiza Trajano, fundadora do Magazine Luiza, e o apoio de embaixadores como Xuxa e Drauzio Varella.

Impactos do descarte incorreto

Juan Carlos Becerra, coordenador do Grupo Técnico de Trabalho de Logística Reversa, Resíduos e Gestão Ambiental do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), alerta que o descarte inadequado de medicamentos contamina solo e água, prejudicando o meio ambiente e a saúde humana. 

Além disso, medicamentos descartados de forma errada podem retornar ao consumo, especialmente entre populações vulneráveis, sem prescrição e, muitas vezes, vencidos.

“Muitas pessoas no Brasil usam medicamentos de forma indiscriminada e excessiva como forma de autocuidado. Se existe esse consumo irracional, querendo ou não, há uma maior produção de resíduos. É um ciclo vicioso”, analisa Becerra, em entrevista ao Estadão.

Existem mais de 4 mil estabelecimentos no Brasil, como farmácias e drogarias, onde você pode descartar medicamentos vencidos ou não utilizados de forma gratuita. Para encontrar o posto mais próximo, acesse o site da LogMed.

Quais medicamentos podem ser descartados?

Os consumidores devem descartar medicamentos de uso humano vencidos ou não utilizados, tanto industrializados quanto manipulados. Até mesmo medicamentos “tarja preta” podem ser depositados nos pontos de coleta, juntamente com bulas e embalagens vazias.

Medicamentos veterinários podem ser descartados nos pontos de coleta?

Não. Medicamentos veterinários possuem composições diferentes e demandam cuidados específicos para garantir a segurança. O descarte adequado geralmente segue orientações das autoridades de saúde animal.

Seringas e agulhas usadas podem ser descartadas?

Não. Seringas e agulhas usadas devem seguir orientações específicas de descarte seguro, conforme regulamentação local.

O que acontece com os medicamentos descartados?

Os medicamentos descartados nos pontos de recebimento são encaminhados para destinação final ambientalmente adequada em empreendimentos licenciados pelo órgão ambiental, garantindo que não sejam reciclados.

*Com informações do Estadão

Este conteúdo foi produzido com o auxílio de ferramenta de Inteligência Artificial e revisado por editor do jornal
Pontos moeda