Como identificar bons profissionais de saúde: 7 mandamentos essenciais
Descubra os critérios fundamentais para escolher cuidadores confiáveis e evitar armadilhas na área da saúde
Na busca por cuidados de saúde de qualidade, encontrar profissionais confiáveis é fundamental para o bem-estar e o sucesso dos tratamentos. A confiança e a boa relação entre paciente e profissional não só facilita a adesão aos cuidados necessários, mas também proporciona um ambiente favorável para os melhores resultados.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Diante disso, como identificar os bons profissionais e conseguir ao mesmo tempo separá-los dos menos competentes em um cenário onde a informação é constante e nem sempre confiável?
Confira abaixo 7 dicas importantes:
1. Não se baseie apenas em seguidores nas redes sociais
A quantidade de seguidores não reflete necessariamente a competência. Muitos profissionais ganham popularidade por motivos não relacionados à expertise.
2. Verifique a formação acadêmica e especializações
Certifique-se de que o profissional possui formação reconhecida e evite termos pseudocientíficos que não são validados por instituições competentes.
3. Busque referências reais de pacientes e outros profissionais
O feedback direto de quem já foi atendido pelo profissional ou recomendações de outros especialistas são indicativos mais confiáveis do que depoimentos nas redes sociais.
4. Desconfie de recomendações que envolvam interesses comerciais
Profissionais que recomendam produtos ou serviços de forma insistente podem ter conflitos de interesse, priorizando ganhos financeiros sobre o cuidado adequado.
5. Avalie com cuidado testes e exames específicos
Exames complexos ou exclusivos podem esconder conflitos de interesse. Pesquise a validade científica desses procedimentos antes de comprometer recursos financeiros.
6. Evite promessas de resultados rápidos e definitivos
Ofertas que garantem resultados rápidos na saúde, especialmente em emagrecimento, frequentemente são enganosas e ignoram a individualidade de cada paciente.
LEIA TAMBÉM: 192 do Samu fora do ar no ES: qual número devo ligar em caso de emergência?
7. Valorize a comunicação e a empatia no cuidado
Um bom profissional é aquele que envolve o paciente nas decisões de tratamento, priorizando a comunicação clara e o entendimento mútuo.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Este conteúdo foi produzido com o auxílio de ferramenta de Inteligência Artificial e revisado por editor do jornal