Saúde

Como identificar e lidar com relacionamentos tóxicos

Saiba reconhecer os sinais e entender os impactos de um relacionamento que pode estar prejudicando sua saúde emocional

Redação Folha Vitória

Foto: Reprodução/Freepik

Muitas pessoas questionam se estão presas em relacionamentos tóxicos. Geralmente, a dúvida surge quando há uma mistura de aspectos positivos e negativos na convivência.

É raro alguém permanecer em um relacionamento puramente negativo. Emocionalmente, há uma compensação percebida através de satisfação sexual, financeira, espiritual ou social. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

No entanto, se essa troca emocional envolve um custo elevado para sua saúde mental, é um sinal de alerta.

A incerteza em relação ao relacionamento geralmente indica que o custo emocional supera os benefícios. Em um relacionamento saudável, os compromissos e concessões são vistos como investimentos emocionais que enriquecem a conexão.

Michelangelo comparava seu método de escultura a encontrar a forma ideal dentro de um bloco de mármore. Da mesma forma, um relacionamento saudável permite que cada parceiro inspire o melhor um no outro, estimulando o crescimento pessoal e emocional.

Buscando relacionamentos autênticos e satisfatórios

A chave está em encontrar parceiros que não só aceitem, mas que também inspirem e promovam o desenvolvimento pessoal. Relacionamentos assim não apenas nos fazem sentir mais autênticos, mas também mais realizados.

LEIA TAMBÉM: Como confortar alguém em luto: palavras que fazem a diferença

Um relacionamento tóxico pode ser identificado pela deterioração do bem-estar emocional ao longo do tempo. Ao contrário, um relacionamento saudável eleva a satisfação pessoal, mesmo diante dos desafios normais da convivência.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Este conteúdo foi produzido com o auxílio de ferramenta de Inteligência Artificial e revisado por editor do jornal.
Pontos moeda