Saúde

Dente do siso: quando extrair e os cuidados pós-operatórios

Saiba quando é necessário extrair o dente do siso, os sintomas envolvidos e cuidados essenciais para evitar complicações

Foto: Reprodução/Freepik @wayhomestudio

A extração do dente do siso é uma experiência comum para muitos, mas ainda há muitas dúvidas e receios sobre o procedimento. 

Segundo Sidney Neves, especialista e integrante da Câmara Técnica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), a necessidade de extrair o siso pode estar relacionada ao processo evolutivo e mudanças no padrão alimentar.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Com a introdução de alimentos cozidos, a mastigação se tornou menos exigente, reduzindo o espaço necessário na mandíbula. 

Leia também: 25 dicas essenciais para o desenvolvimento do bebê no 1º ano

Isso resultou na diminuição do tamanho das arcadas dentárias ao longo do tempo, tornando comum que muitas pessoas não desenvolvam mais os sisos, ou que eles emerjam parcialmente ou fiquem inclusos na gengiva.

QUANDO É NECESSÁRIO RETIRAR O SISO?

A extração do dente do siso é recomendada especialmente quando ocorre um desenvolvimento horizontal do dente, tornando-o parcialmente visível ou completamente incluso na gengiva. Para aqueles que desenvolvem o siso normalmente na posição vertical, a cirurgia de extração não é necessária. O procedimento é mais comum em pessoas entre 17 e 25 anos.

SINTOMAS E COMPLICAÇÕES DO DENTE DO SISO

Os sintomas podem variar conforme o desenvolvimento do siso. Para os sisos parcialmente expostos, é comum haver dor, inchaço e sangramento gengival. Quando o dente está completamente incluso, o desenvolvimento tende a ser assintomático.

A dificuldade de higienização adequada da região do siso pode levar a infecções, com potencial de afetar a face e o pescoço. Em casos assintomáticos, há uma predisposição para o desenvolvimento de cistos, lesões ou tumores, podendo alcançar proporções significativas.

COMO É FEITA A EXTRAÇÃO DO SISO?

A extração do siso geralmente é realizada no consultório odontológico com anestesia local. Em casos excepcionais, quando o dente está deitado e ainda não erupcionou completamente, pode ser necessária uma cirurgia em ambiente hospitalar com anestesia geral.

Antes da cirurgia, é comum a prescrição de um antibiótico para evitar infecções. A cirurgia varia conforme o posicionamento do dente, podendo envolver incisões na gengiva e procedimentos como a osteotomia para facilitar a remoção.

EXAMES PRÉ-OPERATÓRIOS E CONSIDERAÇÕES MÉDICAS

Exames de imagem, como radiografias ou tomografias, são essenciais para o planejamento operatório. A necessidade de outros exames é determinada pela anamnese do paciente, avaliando condições pré-existentes como diabetes ou hipertensão.

A avaliação do histórico médico do paciente, incluindo o controle de glicemia e outras condições de saúde, é fundamental para garantir a segurança do procedimento. Uma abordagem multidisciplinar pode ser necessária em casos complexos.

CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS

Os cuidados pós-operatórios são essenciais para uma recuperação tranquila. O paciente deve evitar esforço físico, alimentos quentes ou duros, e higienizar corretamente a boca conforme as orientações do dentista. Dar preferência a alimentos macios e frios, como sorvetes e vitaminas, além de caldos e sopas em temperatura ambiente, também é recomendado.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Este conteúdo foi produzido com o auxílio de ferramenta de Inteligência Artificial e revisado por editor do jornal.