Saúde

Estudo diz que Ozempic causa cegueira. Entenda riscos da caneta para emagrecer

A Semaglutida, princípio ativo do Ozempic para controlar o diabetes e do Wegovy para perder peso, pode causar cegueira irreversível

Foto: divulgação/freepik

Além de não ser indicado para o emagrecimento, o uso do Ozempic também pode causar cegueira quando consumido da maneira errada.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Uma pesquisa da Universidade de Harvard recém-publicada na revista científica da Academia Americana de Oftalmologia, JAMA Ophthalmology, alerta que a Semaglutida, princípio ativo do Ozempic para controlar o diabetes e do Wegovy para perder peso, pode causar neuropatia óptica isquêmica anterior-não arterítica (NOIA-NA), condição oftalmológica rara que pode levar à perda da visão.

O diabetes e a obesidade não param de crescer no Brasil e isso fez o consumo desses dois medicamentos explodir no País. Dados da pesquisa Vigitel de 2023 realizada pelo Ministério da Saúde revelam que 10,2% da população com 18 anos ou mais têm diagnóstico de diabetes, sendo 11,2% entre mulheres e 9,2% entre homens. Quanto maior a faixa etária, mais frequente é a doença, chegando a 30,3% entre os brasileiros com 65 anos.

A Pasta também revela que 61,4% dos brasileiros têm sobrepeso e aos 54 anos são 70,7%.

LEIA TAMBÉM: Maracujá para emagrecer: veja os benefícios da fruta e como consumir

Para o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, diretor-executivo do Instituto Penido Burnier, o estudo não surpreende. Isso porque, o diabetes e a obesidade são fatores de risco para desenvolver a NOIA-NA. 

A doença, explica, é uma lesão no nervo óptico causada pela interrupção do fluxo sanguíneo. A condição só fica atrás do glaucoma como causa de perda irreparável da visão, embora nem todas as pessoas acometidas fique completamente cegas.

OUTROS FATORES DE RISCO

Queiroz Neto ressalta que a NOIA-NA também pode ocorrer em pessoas que fazem tratamento com amiodarona para arritmia cardíaca, usam medicamentos para disfunção erétil como o Viagra, têm disco do nervo óptico pequeno, fumantes, portadores de aterosclerose, hipertensão arterial, apneia obstrutiva do sono, tendência à formação de coágulos sanguíneos e pressão arterial baixa à noite.

Na opinião do especialista, antes de prescrever estes medicamentos é necessário gerenciar essas condições. Pode ser que muitos dos participantes desta pesquisa que desenvolveram a NOIA-NA tinham contraindicações para o medicamento que até então eram desconhecidas.

LEIA TAMBÉM: Fácil e rápido! Receita de quibe de liquidificador para fazer em casa

COMO A PESQUISA FOI REALIZADA?

Os pesquisadores acompanharam por três anos um grupo de 750 pacientes diabéticos divididos em dois grupos. Um que usou o Ozempic e outro que fez o tratamento com outros remédios. No final do período, o número de pacientes que usou Ozempic e teve lesão no nervo óptico superou em mais de quatro vezes o outro grupo.

O mesmo método foi utilizado com 919 pacientes obesos divididos em um grupo que usaram Wegovy e outro que fez o tratamento com diferentes classes de medicação. O número de pacientes que desenvolveram NOIA-NA usando Wegovy foi 7,6 vezes maior.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Queiroz Neto afirma que a neuropatia óptica isquêmica não arterítica não apresenta dor ou outro desconforto. A perda da visão é súbita e o diagnóstico inclui exame da parte posterior do olho. O especialista ressalta que não existe tratamento efetivo para a condição, uma vez que células nervosas são irrecuperáveis.

A recomendação é reduzir fatores de risco para aterosclerose, controlar da pressão arterial e ara quem tem apneia do sono é aconselha a polissonografia”, salienta. Isso porque, cerca de um terço das pessoas com apresenta melhora parcial espontânea da visão e o outro olho é afetado em 15% a 20% das pessoas, finaliza.

LEIA TAMBÉM: Adeus às rugas: suco com 6 ingredientes rejuvenesce o rosto em 5 minutos

MELHOR QUE OZEMPIC! MÉDICO ENSINA SUCO MILAGROSO QUE ELIMINA 10 KG EM UM MÊS

Foto: Reprodução /Youtube

Celebridades aparecendo mais magras, dietas restritivas e perda de peso em pouco espaço de tempo, isso tudo por usar ozempic. Mesmo com resultados satisfatórios, existe uma receita caseira que tem o mesmo efeito do medicamento.

O ozempic virou uma febre entre os famosos por eliminar de forma rápida as gordurinhas indesejadas. Seu princípio é a semaglutida, uma forma sintética do hormônio GLP-1, que promove a saciedade e ajuda a emagrecer.

Devido a sua repercussão, os médicos começaram a alertar sobre seu uso de forma exagerada. Além de não ser exatamente eficaz como muitos erroneamente acreditam, para perder peso, ele também é perigoso de forma errada.

LEIA TAMBÉM: Bebês Ozempic: injeção para emagrecer faz mulheres ficarem grávidas

PRINCIPAIS RISCOS DO OZEMPIC

Os principais riscos do uso do medicamento afetam o trato gastrointestinal. Entre os efeitos colaterais possíveis do uso do Ozempic, segundo os médicos, estão:

• Náuseas;

• Inapetência excessiva;

• Diarreia;

• Vômitos;

• Mal-estar;

• Dor de cabeça;

• Dificuldade para se alimentar;

• Desidratação (devido aos vômitos e diarreia);

• Pedra na vesícula, devido à rápida perda de peso.

Mas, existe uma solução para quem quer emagrecer de forma rápida e saudável. A nutricionista Patrícia Leite, ensinou um suco milagroso, que não apenas desincha, como promove saciedade e ainda pode fazer você perder até 10 kilos em apenas um mês de consumo.

LEIA TAMBÉM: Entenda por que a Anvisa proibiu comercialização de álcool 70%

Aprenda a fazer o suco:

Ingredientes:

• 1 colher de chá de orégano;

• 300 ml de água fervendo;

• 1 maçã

• 1/2 cenoura

• 1 pedaço pequeno de gengibre

• 1 colher de café de cúrcuma

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes em um liquidificador e consuma imediatamente. A nutricionista indica que o consumo seja feito pela manhã.

ALERTA!

A nutricionista Tatiana Zanin explica que é fundamental usar sucos e chás, associados a uma alimentação balanceada e à prática de exercício físico regular, já que essas bebidas são apenas um auxílio para obter resultados mais rapidamente. Além disso, é importante buscar uma orientação médica para um emagrecimento saudável.

LEIA TAMBÉM: “Farmácia de Deus”: veja “melhor remédio para emagrecer” que virou febre

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana Repórter
Repórter
Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Atua como repórter do Núcleo SEO da Rede Vitória no Folha Vitória.