Saúde

Semaglutida: indicações, efeitos e uso para diabetes tipo 2 e obesidade

Descubra como a semaglutida, presente em medicamentos como Ozempic e Wegovy, pode auxiliar no tratamento de obesidade e diabetes tipo 2, seus efeitos no corpo e cuidados necessários

Redação Folha Vitória

Foto: divulgação/freepik

A semaglutida é uma medicação que imita o hormônio GLP-1, promovendo saciedade, retardando o esvaziamento gástrico e regulando a glicemia. Este guia detalha seu uso e impacto na saúde.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Comercializada como Ozempic e em breve como Wegovy, é indicada para pacientes com diabetes tipo 2 e, em alguns casos, para tratamento de obesidade. 

O endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri explica que a semaglutida atua como o GLP-1 natural, regulando a insulina e promovendo saciedade. Saiba mais sobre seus efeitos e a importância no tratamento.

Efeitos colaterais e cuidados necessários

Apesar dos benefícios, o uso de semaglutida pode causar efeitos colaterais como náuseas e diarréia. Saiba como minimizar esses efeitos e quais cuidados são essenciais durante o tratamento.

Perguntas comuns respondidas por especialistas incluem a duração do tratamento, riscos do uso sem prescrição médica e a cobertura por planos de saúde.

LEIA TAMBÉM: PANCs: plantas do jardim que podem ajudar no emagrecimento

*Com informações do Estadão Conteúdo

Este conteúdo foi produzido com o auxílio de ferramenta de Inteligência Artificial e revisado por editor do jornal
Pontos moeda