Saúde

Manhã, tarde ou noite: qual o melhor horário para tomar o anticoncepcional?

Especialista alerta que tomar a pílula regularmente e no mesmo horário é o que garante a eficácia do medicamento.

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Utilizar despertadores é uma forma de não esquecer do medicamento. 

Muitas mulheres tem dúvida sobre qual o melhor horário para toma a pílula anticoncepcional. De acordo com a ginecologista Lorena Baldotto, a escolha de tomar o medicamento na parte da manhã, tarde ou noite, não interfere na eficácia do anticoncepcional. O que faz a pílula “perder” o efeito é esquecer algum comprimido ou tomá-los em horários diferentes.

“É muito importante que a mulher tome o anticoncepcional todos os dias. E, mais que isso, seu uso deve ser feito sempre no mesmo horário, pois, um atraso mínimo que seja vai interferir na contracepção”, alertou a médica.

Por que é necessário tanto rigor com o horário?

A ginecologista explica: “o que a pílula faz é ‘enganar’ o organismo com uma quantidade determinada de hormônios, dando uma impressão que você já está grávida e, assim, impede uma gestação de fato. Então, se há um atraso de três horas, por exemplo, pode interferir nesse engano, perdendo a eficácia do remédio”, disse.

Dicas

Algumas dicas ajudam a lembrar do horário da pílula, como colocar seu celular para despertar com lembretes. Outra coisa que pode ajudar é criar rotinas no horário que vão te fazer lembrar, como beber água. “Só não se esqueça, que a pílula anticoncepcional evita apenas a gravidez e não doenças sexualmente transmissíveis. Então, lembre-se que para ter relações sexuais é preciso usar preservativo”.