Saúde

Por que o álcool atrapalha os ganhos de massa muscular?

A ingestão de bebidas alcoólicas pode influenciar negativamente no ganho de massa magra e, consequentemente, no rendimento durante os treinos.

Foto: Divulgação
A influência negativa dos efeitos do álcool depende, principalmente, de fatores como a quantidade ingerida. 

Um termo muito conhecido para quem faz dieta ou reeducação alimentar é o chamado “dia do lixo”. Geralmente, é um dia em que as pessoas escolhem para abusar de alimentos gordurosos e ingerir bebida alcoólica. Isso porque o consumo de álcool é conhecido por interferir negativamente no ganho de massa muscular, o que é motivo de preocupação para muitos apaixonados por academia e exercícios físicos, mas que não conseguem abandonar a cervejinha e os petiscos com os amigos no happy hour do fim de semana.

Segundo a nutricionista Catarina Entringer, além das calorias em excesso, o consumo de bebidas alcoólicas são prejudiciais ao organismo e devem ser evitadas no cotidiano de quem preza por uma rotina saudável e tem como objetivo emagrecer ou ganhar massa muscular “É essencial ter motivação e foco na hora de realizar exercícios. O consumo desmedido do álcool faz com que o corpo não se recupere com tanta facilidade e, além de impedir que os músculos se regenerem e se desenvolvam, também compromete o rendimento durante os treinos, contribuindo para o acúmulo de gordura corporal”, afirma.

A influência negativa dos efeitos do álcool e o ganho de massa muscular depende, principalmente, de fatores como a quantidade ingerida, frequência do consumo, idade, alimentação, o metabolismo e a composição corporal de cada indivíduo. Além disso, a ingestão de bebidas alcoólicas leva a desidratação, comprometendo o funcionamento dos rins, que necessitam de grande volume de água para eliminar o produto do corpo.

Catarina explica que para alcançar o objetivo de emagrecer e ganhar massa muscular o consumo de bebida alcoólica deve ser controlado e ajustado de acordo com as necessidades individuais. “Além disso, para minimizar os efeitos prejudiciais do álcool, é importante garantir uma alimentação nutritiva e equilibrada, rica em antioxidantes, garantir uma boa hidratação e um treino muito bem executado”, afirma a nutricionista da Azen Academia.

Pontos moeda