O aleitamento materno é fundamental para a saúde do bebê e para a constituição do vínculo entre mãe e filho. O que muitos não sabem é que a amamentação também é de extrema importância para a saúde bucal do bebê.
Quando suga o leite, o bebê exercita a musculatura facial, estimulando o crescimento harmônico da face. Nesse processo, também é estimulado o desenvolvimento da arcada dentária, favorecendo o encaixe dos dentes de forma adequada.
A odontopediatra Beatriz Moura Dutra destaca que, sem a amamentação, ficam comprometidas funções importantes, como a mastigação, deglutição, fala e respiração.
Um ponto muito importante, segundo ele, é o posicionamento da língua. “Alguns bebês nascem com uma alteração, chamada anquiloglossia, ou língua presa, que atrapalha a pega correta da mama e provoca fissuras e dor”, afirma.
Por isso é tão importante a realização do teste da linguinha no recém-nascido.
“O teste é um aliado na luta contra o desmame precoce. Quando é detectada a alteração e há indicação cirúrgica, é possível realizar procedimento a laser, sem dor, sem sangramento, sem pontos e sem necessidade de internação. O bebê já pode mamar imediatamente após a cirurgia”, conta a odontopediatra, habilitada em laserterapia pela USP.