Saúde

Covid-19: 7 municípios do ES estão fazendo testes nas escolas; outros 28 demonstraram interesse

Em Viana, por exemplo, dos 120 testes já realizados nas escolas, nenhum teve resultado positivo

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Unplash

Sete municípios do Espírito Santo já aderiram à testagem escolar proposta pela secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Viana, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Ibatiba, Itapemirim e Piúma já enviaram materiais coletados nas escolas para o Lacen. Outros 28 municípios já demonstraram interesse em realizar os testes. 

Ainda segundo a secretaria, os resultados dos testes já realizados serão divulgados ao longo do mês de agosto. O secretário de Estado de Saúde, Nésio Fernandes, afirmou em uma entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (03), que em Viana, dos 120 testes já realizados nas escolas, nenhum teve resultado positivo.

"Esperamos encontrar resultados positivos na comunidade escolar. A testagem é para retirar do ambiente escolar qualquer risco de transmissão. Queríamos tornar cada vez mais o ambiente escolar um local seguro", disse.

Nésio reafirmou a importância do retorno às aulas presenciais, e disse que a decisão foi baseada na ampla capacidade de testagem do Estado. "Entendemos que a decisão do governo do Estado, de retorno presencial nas escolas, se reforça na sua segurança de ampla capacidade de testagem", afirmou. 

Leia mais: ES deve receber meio milhão de doses de vacina contra covid-19

Novo equipamento deverá dobrar capacidades de testes diários de RT-PCR

Segundo Nésio Fernandes, o Espírito Santo vive um momento em que temos capacidade de testagem ociosa no Estado. Com a aquisição de um novo equipamento nos próximos dias, o Laboratório Central do Espírito Santo terá sua capacidade de testes RT-PCR dobrada a partir de outubro: de 4 mil testes para 8 mil testes diários.

Atualmente, a capacidade mensal é de 125 mil testes, podendo chegar a 240 mil/ 250 mil testes/mês.

Mesmo com avanço das vacinas, testagem deve continuar

Nésio reforçou que, apesar da vacinação contribuir para a queda de casos, óbitos e internações, a testagem em massa deve persistir.

"Mesmo vacinado, quando tiver qualquer sintoma ou dúvida de ter tido contato com alguém com covid-19, a população pode e deve procurar qualquer local de testagem disponível", afirmou.

Testagem mostra que ainda há vírus circulando no Espírito Santo 

Segundo o subsecretario de Saúde, Luiz Carlos Reblin, ainda existe um contigente considerável de pessoas no Espírito Santo testando positivo. 

Diante disso, os cuidados devem permanecer, mesmo com a presença da vacina, o uso de máscaras e o distanciamento social, por exemplo. "A testagem é uma regra tão importante quanto a vacina e o uso de máscaras", ressaltou.