A Secretaria de Saúde de Aracruz (Semsa) registrou no último sábado (27) o primeiro caso de varíola dos macacos, em uma pessoa residente de Aracruz, no Norte do Espírito Santo.
De acordo com a apuração do Portal Nova Onda Online, o resultado foi enviado pelo Laboratório Central (Lacen) e recebido pela Vigilância Epidemiológica. Segundo a Semsa, o período de isolamento desse paciente já se encerrou e o mesmo está curado, não gerando risco à população.
O atendimento para os casos suspeitos de monkeypox está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), nos PA’s da Barra do Riacho e Vila Rica, e no Hospital São Camilo. A rede de profissionais tem sido capacitada e as unidades contam com insumos para coleta de amostras para análise laboratorial.
Com a confirmação do primeiro em Aracruz, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) reforça que, em caso de sinais ou sintomas como febre, mal-estar, dores no corpo e aparecimento de lesões, ou seja, pequenas bolhas junto de vermelhidão da pele, principalmente no rosto, pescoço e região da genital/virilha, o paciente deve procurar sua unidade de saúde de referência ou a UPA e PA, onde há médicos e enfermeiros capacitados para identificar essas lesões e casos suspeitos.
A Semsa continua monitorando todos os casos suspeitos e segue no rastreamento dos contatos do caso confirmado, conforme Normativas e Portaria da Secretaria de Estado de Saúde e Ministério da Saúde.
LEIA TAMBÉM: >> Dengue: casos e mortes disparam no Brasil; mudança climática faz vírus circular