Saúde

Aracruz confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Segundo a Semsa, o período de isolamento desse paciente já se encerrou e o mesmo está curado, não gerando risco à população

Foto: Getty Images

A Secretaria de Saúde de Aracruz (Semsa) registrou no último sábado (27) o primeiro caso de varíola dos macacos, em uma pessoa residente de Aracruz, no Norte do Espírito Santo. 

De acordo com a apuração do Portal Nova Onda Online, o resultado foi enviado pelo Laboratório Central (Lacen) e recebido pela Vigilância Epidemiológica. Segundo a Semsa, o período de isolamento desse paciente já se encerrou e o mesmo está curado, não gerando risco à população. 

O atendimento para os casos suspeitos de monkeypox está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), nos PA’s da Barra do Riacho e Vila Rica, e no Hospital São Camilo. A rede de profissionais tem sido capacitada e as unidades contam com insumos para coleta de amostras para análise laboratorial. 

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas no celular? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Com a confirmação do primeiro em Aracruz, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) reforça que, em caso de sinais ou sintomas como febre, mal-estar, dores no corpo e aparecimento de lesões, ou seja, pequenas bolhas junto de vermelhidão da pele, principalmente no rosto, pescoço e região da genital/virilha, o paciente deve procurar sua unidade de saúde de referência ou a UPA e PA, onde há médicos e enfermeiros capacitados para identificar essas lesões e casos suspeitos. 

A Semsa continua monitorando todos os casos suspeitos e segue no rastreamento dos contatos do caso confirmado, conforme Normativas e Portaria da Secretaria de Estado de Saúde e Ministério da Saúde.

LEIA TAMBÉM: >> Dengue: casos e mortes disparam no Brasil; mudança climática faz vírus circular

Laís Magesky, editora de distribuição de redes sociais
Laís Magesky

Editora de Distribuição de Conteúdo

Formada em Jornalismo pela Faesa, atua como editora de distribuição de conteúdo e é responsável pelas redes sociais do Folha Vitória, conectando informação de qualidade ao público por meio das plataformas digitais.

Formada em Jornalismo pela Faesa, atua como editora de distribuição de conteúdo e é responsável pelas redes sociais do Folha Vitória, conectando informação de qualidade ao público por meio das plataformas digitais.