Saúde

Tratamento psicológico: veja onde receber atendimento gratuito na Grande Vitória

Em celebração ao Dia do Psicólogo, comemorada neste sábado (27), o Folha Vitória lista alguns locais onde você pode receber atendimento gratuito

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: reprodução pixabay

Crises de ansiedade, anorexia, depressão e transtorno de personalidade borderline são apenas alguns dos desafios para a saúde mental enfrentados pela população contemporânea. 

A pandemia da covid-19 acentuou esses desafios e, por isso, cada vez mais a população precisa de ajuda para lidar com os problemas. 

Em celebração ao Dia do Psicólogo, comemorada neste sábado (27), o Folha Vitória lista alguns locais onde você pode receber atendimento gratuito com estes profissionais na Grande Vitória. Confira abaixo:  

VITÓRIA

A Capital conta com 29 unidades de saúde que são compostas por equipes de apoio (psicólogos, assistentes sociais, profissional de educação física, farmacêuticos) que buscam, entre outras atividades, oferecer acolhimento, avaliação e acompanhamentos qualificados e humanizados às demandas de saúde mental da população.

Vitória conta ainda com quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps) que são compostos por equipes multidisciplinares formadas por médico clínico, psiquiatra, enfermeiro, psicólogo, musicoterapeuta que ofertam cuidados às pessoas em intenso sofrimento psíquico. 

Esses locais, segundo a prefeitura, recebem pacientes referenciados pelas equipes da atenção básica, mas também são serviços de portas abertas que ofertam acolhimento e escuta qualificada a quem os procura diretamente.

Dois destes Caps também ofertam atenção na modalidade 24 horas para pacientes graves. Além do cuidado nas UBS e nos Caps, os demais centros especializados do município ofertam, quando necessário, cuidados em saúde mental.

Para ser atendido, o morador da Capital deve ir até a unidade de saúde de referência.

CARIACICA

Em Cariacica, são oito equipes psicossociais que atuam no âmbito da atenção básica e uma equipe psicossocial exclusiva para atendimento de usuários de álcool e outras drogas. 

Há também dois Caps, um hospital para urgências psiquiátricas, dez residências terapêuticas de gestão estadual que buscam atender a população. O município conta também com um Caps gerido pela prefeitura.

As unidades básicas de saúde do município que possuem Programa de Saúde Mental são de Flexal II, Cariacica-Sede, Itaquari, Santa Fé, São Francisco, Bela Aurora e Jardim Botânico. 

Os moradores são orientados a buscar as unidades de saúde mais próximas da residência. A especialidade médica de psiquiatria será solicitada, quando necessária, pelo médico que acompanha o paciente, sendo a vaga regulada pelo setor de Regulação do Estado.

SERRA

Na Serra, o atendimento é realizado por equipes multidisciplinares, composta por psicólogo, assistente social, clínico-geral, farmacêutico. Essas equipes, segundo a prefeitura, ficam nas unidades regionais de saúde que, como ponto da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) atende, os casos com questões de saúde mental e uso abusivo de drogas. 

De acordo com a prefeitura, ao chegar no local, o paciente passa por uma avaliação e, posteriormente, o agendamento dos atendimentos necessários. Ao ser inserido para acompanhamento, o usuário tem acesso a atendimento individual do profissional necessário para demanda avaliada. 

Para acessar esses serviços, os interessados podem procurar a unidade de saúde mais próxima.

VIANA

O morador de Viana que apresentar sintomas de depressão, ansiedade ou qualquer outro sofrimento mental pode procurar uma unidade básica de saúde mais próxima de onde reside.

No caso de necessidade de acompanhamento psicológico, o profissional médico ou enfermeiro irá realizar o encaminhamento dessa pessoa para o Centro de Saúde Especializado, onde são ofertadas consultas ambulatoriais especializadas.

Faculdades do ES oferecem atendimento com valores mais baixos

FAESA

A clínica-escola do curso de psicologia é um espaço de formação dos futuros profissionais da área. O atendimento é realizado por alunos estagiários, sempre sob a orientação dos professores do curso. 

As vagas para atendimento variam de acordo com a disponibilidade das disciplinas e estágios que estiverem ocorrendo no semestre. Mas, além dos agendamentos, em caso de urgência, é possível marcar uma consulta no plantão.

São ofertados plantão psicológico, psicodiagnóstico, psicoterapia (nas abordagens comportamental, cognitivo comportamental, jungiana, psicanalítica, corporal, gestalt e centrada na pessoa), intervenção psicossocial para crianças, adolescentes e adultos.

Os agendamentos podem ser realizados pelo site faesa.news/atendimento-psicologia. É necessário preencher o formulário e aguardar contato para um atendimento de triagem.

Os atendimentos podem ser gratuitos ou custar até R$ 20, dependendo do tipo de serviço prestado, e a triagem é obrigatória para que o paciente seja encaminhado ao atendimento na clínica.

Quem não tiver internet pode comparecer no horário de funcionamento para receber as orientações para atendimento. A clínica funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 22h.

UNIVERSIDADE DE VILA VELHA

A clínica de psicologia faz atendimento de crianças, adolescente e adultos. No local, são realizados serviços de psicodiagnóstico, avaliação neuropsicológica e psicoterapia para casais.

O agendamento da consulta pode ser realizado pelo telefone (27) 3421-2161 de 8h às 18h. A consulta é R$ 25.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

A Ufes oferece atendimento à comunidade por meio do Núcleo de Psicologia Aplicada (NPA), um setor de apoio do Curso de Psicologia da UFES, vinculado ao Departamento de Psicologia do Centro de Ciências Humanas e Naturais.

No NPA são desenvolvidas diversas atividades, como atendimento psicológico individual ou na modalidade de grupo, supervisões, entre outras – todas vinculadas a projetos de estágio, de extensão e de pesquisa.

O atendimento é realizado por estudantes dos períodos finais do curso de Psicologia em estágio supervisionado por professores e disponibilizado para públicos específicos (crianças, jovens e adultos), com prioridade para pessoas de baixa renda.

A abertura de inscrições é informada na página do curso de Psicologia https://psicologia.ufes.br, devendo os interessados acompanhar as publicações. Para se inscrever, é necessário apresentar um documento de identificação (e do responsável, no caso de menores), comprovante de renda (do interessado ou do responsável) e comprovante de residência.

Em 2022, a primeira etapa da seleção ocorreu no dia 30 de maio, por meio da inscrição em formulário eletrônico disponibilizado na página https://psicologia.ufes.br. A segunda etapa consistiu em entrevistas presenciais agendadas pelo NPA. Foram disponibilizadas 80 vagas para moradores da Grande Vitória maiores de 16 anos.