Saúde

Metformina emagrece? Entenda como o remédio funciona!

A medicação, utilizada no tratamento de diabetes do tipo 2, pode favorecer o emagrecimento como consequência da regulação da insulina

Foto: Divulgação

O brasileiro ganhou, em média, 6,5 kg durante a pandemia - e mais da metade dos brasileiros acredita que engordou alguns quilinhos desde o ano de 2020. Este é o maior índice entre os países, de acordo com estudo da Global Advisor, em que a média mundial ficou em 6,1kg.

Ao mesmo tempo, o Brasil sempre esteve no topo do ranking no consumo de remédios para emagrecer, segundo um dado preocupante da Organização Mundial da Saúde (OMS). E, entre eles, está a metformina, um medicamento criado para o tratamento do diabetes, mas que tem sido usado para outro fim: a perda de peso.

O que é a metformina?

A metformina é prescrita para pessoas com diabetes tipo 2. A droga facilita a ação da insulina produzida pelo pâncreas e, desta forma, diminui a quantidade desse hormônio no sangue.

A insulina é responsável por favorecer a formação de gordura, e é desta maneira que o remédio favorece o emagrecimento.

Os pacientes de diabetes tipo 2 têm, geralmente, excesso de peso, e a metformina beneficia duplamente a saúde do paciente, com uso indicado por um médico e administrado de maneira correta, e de acordo com cada caso.

Quem não é diabético pode tomar metformina?

A resposta correta é: depende. Cada indivíduo tem um caso, um histórico, um corpo diferente. Mas é sabido que pacientes com resistência à insulina, ou seja, que têm maiores chances de ficarem diabéticos, podem ter a metformina indicada para a prevenção da doença e controle da saúde.

Em alguns casos, ela pode ainda ser prescrita para esteatose hepática e Síndrome do Ovário Policístico - ou seja, situações bastante específicas.

LEIA TAMBÉM: >> Dieta dos famosos: injeção para emagrecer Ozempic vira febre. Mas pode?

Mas, quanto a qualquer outro motivo, inclusive a exclusiva perda de peso, a resposta é outra: não. A metformina não é recomendada para outros tratamentos que não sejam o controle da insulina e suas especificidades.

Há, ainda, outras prescrições muito mais eficientes para a perda de peso e controle da obesidade, com menos prejuízos para a saúde do que a metformina.

Quais são os riscos do uso da metformina para a saúde?

Se o paciente não é diabético e não precisa regular a insulina, existem riscos graves para a saúde na administração da metformina.

Alguns efeitos colaterais mais comuns são problemas digestivos. Entre eles a náusea, o vômito, desconforto abdominal, diarreia e até mesmo alterações no paladar.

Outras consequências mais graves também podem surgir. Insuficiência renal avançada, acidose lática e hipoglicemia são riscos da administração inadequada do medicamento.

Emagrecimento saudável

O excesso de peso é prejudicial para a saúde, e pode gerar outros problemas como a hipertensão, o diabetes e as doenças coronarianas. Por isso, é válida a preocupação em perder os quilinhos extra.

É essencial, contudo, procurar um médico para fazer um check-up com conferência dos hormônios, vitaminas e outros componentes essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Há outras dicas que também podem ser levadas para o início do processo do emagrecimento:

- Evitar alimentos ultraprocessados.

- Evitar açúcar refinado.

- Evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco.

- Beber bastante água.

- Fazer pelo menos três refeições completas, com proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e gorduras.

- Preferir alimentos integrais.

- Dormir bem.

- Evitar levar o celular para a cama.

- Praticar exercícios pelo menos três vezes por semana, mesmo que apenas uma caminhada.

- Estimular a reeducação alimentar com novos alimentos e cardápios, investir em cores no prato.

- Evitar levar guloseimas para casa.

- Preferir alimentos preparados em casa às refeições pedidas por aplicativo ou em restaurantes.

- Levar marmita para o trabalho, almoço e lanches.

- Informar-se: pesquisar na internet sobre alimentação saudável, em fontes oficiais ou em perfis de profissionais da saúde.

- Comer melhor, não menos. Reeducação alimentar não é passar fome.

- Pensar a longo prazo. Estabelecer metas.

- Convencer familiares e amigos a compartilhar pratos saudáveis e gostosos.

- Procurar um profissional da nutrição.

Pontos moeda