É verdade que bolo de chocolate causa câncer e Alzheimer?
Veja o que dizem os médicos sobre a polêmica declaração da influenciadora Maíra Cardi
A influenciadora Maíra Cardi entrou numa discussão polêmica nas redes sociais sobre os riscos de comer bolo de chocolate. Na postagem, ela disse que a guloseima pode estar associado a uma série de problemas de saúde, como câncer e Alzheimer.
“O resultado dessa receita é: aumento do colesterol, Alzheimer, infarto, inflamação no intestino, doença celíaca, doenças do coração, oxidação das células, insuficiência hepática, osteoporose, diabetes, câncer, hipertensão, entre outras”, disse ela nas redes sociais.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A afirmação tem fundamentos científicos? Segundo a médica Patrícia Santiago, não.
A médica explica que a afirmação de Maíra não tem nenhum embasamento científico e pode levar a interpretações equivocadas.
"É importante destacar que não existe uma ligação direta entre o consumo moderado de bolo de chocolate e doenças tão variadas como câncer, alzheimer e infarto", frisou.
A médica destacou que quando se trata da análise de quadros de saúde é necessário analisar diversos fatores, como estilo de vida, genética e padrão alimentar geral.
"Precisamos lembrar que existe uma grande diferença entre o consumo de alimentos isolados, moderadamente, com o consumo diário em grandes quantidades", disse.
LEIA TAMBÉM: Preta Gil recebe alta da UTI: "Meu corpo está livre de células cancerígenas"
A médica explica que o bolo de chocolate, quando consumido ocasionalmente e como parte de uma alimentação equilibrada, não representa um risco direto para o desenvolvimento de doenças graves.
"As afirmações alarmantes de que o bolo de chocolate pode causar uma lista extensa de problemas de saúde são infundadas e podem gerar ansiedade desnecessária nas pessoas", ressalta a médica.
O nutricionista Daniel Cady, marido da cantora Ivete Sangalo, criticou a afirmação de Maíra e ressaltou a importância de se basear em informações científicas confiáveis antes de fazer tais declarações.
LEIA TAMBÉM: Plano de saúde não pode considerar sintomas como doença preexistente
Existem estudos científicos que mostram que consumir em excesso gorduras e refinados faz mal, mas isso não vale para consumir um bolo isoladamente em um contexto saudável.
Em caso de dúvidas, a médica ressalta a importância de consultar profissionais qualificados e com formações na área para obter orientações precisas sobre alimentação e saúde, evitando assim interpretações equivocadas que possam gerar preocupações desnecessárias.