Saúde

Insuficiência cardíaca: o que é doença que mantém Faustão há 13 dias no hospital

Apresentador foi internado no último dia 5 deste mês. Segundo médicos, quadro de Fausto Silva é estável. Veja lista de alimentos amigos do seu coração

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução | Band

O apresentador Fausto Silva, de 73 anos, popularmente conhecido como Faustão, foi diagnosticado com insuficiência cardíaca e precisou ser internado em uma UTI onde segue desde o último dia 5 de agosto para tratar a doença. 

Os médicos do hospital localizado na zona sul de São Paulo, responsáveis por acompanhar Faustão, informaram que o apresentador recebe cuidados intensivos e que seu quadro é estável.

Mas você sabe o que é a insuficiência cardíaca e quem ela pode acometer? 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A médica cardiologista Milene de Ávila Miranda Carvalho explica que a insuficiência cardíaca é uma doença crônica (com duração longa ou incerta) em que o coração apresenta dificuldade de bombear o sangue para os órgãos. 

Entre os fatores que levam à insuficiência cardíaca, estão: 

- Doenças autoimunes e genéticas;

- Infarto;

- Hipertensão arterial;

- Diabetes;

- Infecções virais (miocardite).

A especialista pontuou também os sintomas da doença. "Cansaço para esforços ou mesmo em repouso, falta de ar inclusive com dificuldade para deitar (necessidade de uso de vários travesseiros para dormir por exemplo), sensação de desmaio e mal estar, tosse seca, edema (inchaço no corpo) mais frequentemente nas pernas".

Leia mais: O que aconteceu com Faustão? Saiba diagnóstico de doença e estado de saúde: "Internado"

Como a doença é diagnosticada?

Para saber se uma pessoa tem insuficiência cardíaca ou não é preciso passar por uma avaliação médica, porém, exames como o eletrocardiograma, responsável por avaliar a a atividade elétrica do coração, é que vão complementar o diagnóstico e qual cuidados devem ser adotados.

"O tratamento é feito com medicações cardiológicas específicas, dieta adequada e reabilitação cardio-pulomonar. Além do acompanhamento regular com o cardiologista clínico", esclarece Milene.

A insuficiência cardíaca não tem cura, mas a boa notícia é que pode ser tratada. Para isso, é fundamental adotar algumas mudanças no estilo de vida. 

"E com as medicações atuais e associado a boa alimentação e reabilitação cardio-pulmonar (atividade física) temos conseguido uma melhora significativa na qualidade de vida dos nossos pacientes".

Crianças e adultos podem ser acometidos pelo problema

De maneira geral, a insuficiência cardíaca em adultos é consequência de algumas doenças como diabetes e hipertensão arterial que não são controladas corretamente.

Já as crianças, a doença cardíaca congênita (antes do nascimento do bebê, ainda no útero da mãe).

Saiba como prevenir

A cardiologista destaca que a prevenção cardiovascular é fundamental para a saúde do coração. 

Foto: Acervo pessoal

Ela deve ser baseada em um alimentação rica em frutas, verduras, legumes, proteínas magras e pobre em gorduras saturadas. 

Bebidas alcóolicas e ultraprocessados (macarrão instantâneo, biscoitos recheados, refrigerantes, bebidas lácteas adoçadas, entre outros) não são indicados.

Visitar com regularidade um cardiologista, realizar exames de rotina preventivos, aliados à prática de atividades físicas também são ferramentas importantes. 

6 alimentos amigos do coração

1. Frutas vermelhas (morango, uva e amora, por exemplo);

2. Peixes ricos em ômega 3 (salmão, atum e sardinha);

3. Espinafre;

4. Aveia;

5. Azeite de oliva;

6. Legumes ( de preferência, cozidos).

LEIA TAMBÉM: Catapora mata? Entenda riscos da doença após surto em cidade do ES