Dieta: nutricionista ensina truque para emagrecer 1 kg por semana
Confira passo a passo para conseguir emagrecer até 1 kg por semana sem tomar remédio, sem passar fome e sem precisar fazer nenhuma dieta restritiva
Que babado!
O nutricionista, fisiologista e preparador físico Bruno Mota entregou um passo a passo para você conseguir emagrecer até 1 quilo por semana sem tomar remédio, sem passar fome e sem precisar fazer nenhuma dieta restritiva.
Preste atenção nos detalhes, as informações pelo especialista são extremamente importantes e fundamentais para você conseguir chegar nesse resultado.
LEIA TAMBÉM: Nutricionista receita chá de banana que emagrece 1 kg por dia: "Melhor que Ozempic"
Há mais de 15 anos, Mota ajuda pessoas a emagrecer de maneira saudável através da prática de algumas estratégias simples, fáceis e totalmente possíveis de serem realizadas para qualquer pessoa.
Pegue um papel e uma caneta para você anotar!
A primeira informação, ou melhor, a primeira estratégia que vai te ajudar a emagrecer até 1 quilo por semana e que qualquer pessoa consegue fazer é beber mais água.
"Eu não sei se você se lembra das aulas de biologia que a gente tinha lá no colégio, mas aproximadamente 70% do nosso corpo é formado por água. Então, a água é realmente muito importante para o nosso organismo e quando eu falo muito é tipo muito mesmo", diz o nutricionista.
LEIA TAMBÉM: Ozempic? Diabetes: veja o que é bom contra doença e benefícios de "remédio natural"
Mas o que a água tem a ver com emagrecimento?
De acordo com o especialista, a água não tem só a ver com emagrecimento. "Você se hidratar adequadamente é essencial para o bom funcionamento de todo o seu organismo, mesmo que você não queira emagrecer".
Trazendo para o contexto do emagrecimento especificamente, como o organismo e todas as células precisam de água para conseguir desempenhar várias funções, se você não toma a quantidade adequada de água que o corpo precisa durante o dia, todo o seu metabolismo fica totalmente comprometido.
"Desde o processo de digestão, de absorção e de transporte dos nutrientes contidos dos alimentos que você consome, até a limpeza de todo o seu organismo através do processo de detoxificação", explica Bruno Mota.
A detoxificação inclui a metabolização e remoção de toxinas pelo fígado e rins, além da eliminação de impurezas pelo intestino, através das fezes e da urina.
LEIA TAMBÉM: Viralizou: o que é Botox da Barbie do TikTok, novo "perigo" da beleza
De acordo com o nutricionista, é exatamente por isso que quando você bebe mais água, você urina mais vezes ao longo do dia.
"A cor dessa urina vai ficando cada vez mais transparente, porque essas toxinas vão sendo eliminadas do teu organismo e você vai ficando com o corpo cada vez mais limpo", afirma.
Ao contrário, quando você bebe pouca água, a tua urina fica mais escura ou mais amarelada. "Isso é um alerta de desidratação e um sinal muito importante que esse processo de destoxificação não está acontecendo adequadamente e isso é muito grave para a tua saúde", conta Mota.
Além de que, quando você bebe mais água, o fluxo intestinal também melhora muito e o processo de limpeza de todo o organismo começa a funcionar naturalmente.
Segundo o fisiologista, essa questão é muito importante para conseguir emagrecer e ter o organismo funcionando de forma saudável.
LEIA TAMBÉM: Faustão e transplante: médico explica qual é expectativa de vida e estado de saúde. Entenda
Outra coisa que também acontece quando você não consome a quantidade de água adequada ao longo do dia é que o seu organismo começa a reter muito líquido.
"Como você não tá dando água suficiente para o teu corpo, ele acaba acumulando mais líquidos em uma tentativa de manter as funções básicas do organismo de alguma forma", explica.
Ou seja, além de acumular uma quantidade muito maior de toxinas dentro de você, também acaba ficando com o teu corpo super inchado, principalmente nas suas pernas e também na região abdominal.
"Exatamente por causa disso que muitas pessoas que não bebem muita água, além de sentirem constipadas e ficar vários dias sem conseguir ir ao banheiro ou terem muita dificuldade para evacuar, também ficam com a marca do elástico da calça ou da meia no tornozelo, ou até mesmo do relógio no pulso. Isso é um sinal claro de retenção hídrica e de desidratação", comenta o nutricionista.
LEIA TAMBÉM: Rejuvenescimento: chá da beleza para ter pele jovem é "peeling natural"; veja receita
De acordo com o preparador físico, uma das alterações metabólicas negativas relacionadas a desidratação é a desregulação na secreção de vários hormônios e a redução do gasto calórico do organismo na tentativa de economizar a maior quantidade de energia possível.
Além disso, se você bebe pouca água, "também começa a ter sintomas como dor de cabeça, dificuldade para se concentrar e até mesmo perda de memória".
Uma outra situação muito comum que também acontece com quem bebe pouca água é acabar confundindo a sede com a fome. Segundo Mota, as pessoas comem comida achando que precisa se alimentar, só que, na verdade, elas precisariam se hidratar.
Por causa disso, um dos primeiros passos conseguir emagrecer rapidamente é começar a beber todos os dias a quantidade mínima de água que o corpo precisa para todo o metabolismo funcionar adequadamente.
LEIA TAMBÉM: Truque da banana para emagrecer: dieta do chá viraliza. Pode tomar?
Para saber qual é essa quantidade mínima de água que você precisa beber é só multiplicar o seu peso atual por 35 ml.
"Por exemplo, você pesa 80 kg. Você faz 80 vezes 35, vai dar 2.800, ou seja 2,8 litros de água. Essa é a quantidade mínima que uma pessoa que pesa 80 kg precisa beber de água longo do dia", explica.
Em dias mais quentes, ou quando você transpira mais, aumente essa quantidade de água do cálculo em pelo menos 5 ml por quilo de peso corporal.
Ao consumir álcool também aumente essa quantidade. "Cada molécula de álcool se liga em média três moléculas de água. Exatamente por causa disso que quando você consome bebidas alcoólicas, você começa a ir toda hora no banheiro", diz Mota.
Tome muito cuidado com isso, porque a desidratação é uma coisa muito séria. De acordo com o nutricionista, só de ajustar a quantidade de água relacionada ao consumo ao longo do dia, em menos de uma semana você conseguirá eliminar em média de meio quilo até 1 kg ou mais só de retenção de líquidos que estão com lado no teu corpo.
LEIA TAMBÉM: Virou febre! Veja como fazer receita do chá da banana que promete emagrecer rápido