Saúde

Minoxidil: extensão de cílios natural viraliza. Mas funciona? Veja se pode usar

Substância pode ser usada em líquido, fórmulas ou até comprimido e estudos mostram eficácia contra calvície, volume em cabelo, barba e mais; afinal, para que serve? Saiba tudo

Redação Folha Vitória

Foto: Reprodução / Twitter @thallesedus

Entre as várias técnicas do mundo da estética, as extensões de cílios conquistaram uma alta dose de popularidade, tornando-se amplamente requisitadas por jovens, adultos e idosos.  

No entanto, quando se trata do crescimento dos cílios por métodos naturais, a curiosidade é ainda maior. 

Conhecido por estimular o crescimento de cabelos e pelos, o minoxidil pode ser compreendido como um fármaco capaz de promover a vasodilatação durante um longo período de tempo, melhorando o fluxo sanguíneo na região em que é aplicado, além de diminuir a pressão arterial. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Por décadas, o ativo tem sido utilizado como uma fonte de tratamento para problemas como a calvície, suavizando falhas e estimulando o crescimento em áreas sem pelos. Porém, poderia o minoxidil ser utilizado para o crescimento dos cílios?

LEIA TAMBÉM: Pé no chão! Homem está sem usar sapato há 8 anos e revela benefícios

MINOXIDIL: EXTENSÃO DE CÍLIOS NATURAL

Segundo informações da dermatologista Maria Angélica Muricy, apesar dos efeitos de crescimento, o minoxidil não é o ativo mais recomendado para utilizar nos cílios. 

"Hoje em dia existe o bimatoprosta, que também é um produto que se encontra em qualquer farmácia. Pode-se utilizá-lo um dia sim, e outro não", comenta em um vídeo. 

A respeito das motivações por trás da não recomendação, a dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, regional de São Paulo, Patricia Ormiga, publicou uma explicação. 

LEIA TAMBÉM: Vídeo incrível! Homem toca violão durante cirurgia no próprio cérebro

"O minoxidil é um medicamento que promove a dilatação dos vasos sanguíneos e, por isso, deve ter sua prescrição controlada por um médico, para que sejam evitados efeitos adversos. Além disso, pode ocorrer o crescimento de pelos em áreas indesejadas, caso o paciente não seja bem orientado sobre forma de uso", alerta. 

Assim como as especialistas, o site de dicas estéticas e produtos "João da Beleza" esclarece que a região dos cílios, quando comparada a área do couro cabeludo, é muito mais delicada e vulnerável a reações alérgicas graves. Por isso, um profissional deve ser consultado antes de qualquer aplicação de produtos nos cílios. 

COMO FAZER O CÍLIOS CRESCEREM? 

Ainda segundo o blog de estética, o melhor tratamento para estimular os fios longos e curvados nos cílios sempre deve ser adquirido por meio de uma fórmula manipulada, criada de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Há, porém, métodos conhecidos criados a base de colírios que estimulam o crescimento dos cílios. No entanto, é necessário reforçar a necessidade da indicação médica. 

LEIA TAMBÉM: Bizarro! Homem urina pelo reto e faz cocô com pênis após usar cocaína

LISTA

1. Latisse

O Latisse é um colírio recomendado exclusicamente para o alongamento dos cílios, criado à base de bimatoprosta. 

2. Bimatoprosta

Conforme apontado anteriormente pela especialista, o bimatoprosta é um medicamento oftálmico amplamente reconhecido por sua eficácia no controle do glaucoma.

No entanto, seu potencial se estende para estimular a velocidade de crescimento dos cílios, interferindo no ciclo natural de desenvolvimento. Este produto impulsiona tanto o volume quanto a densidade dos cílios, podendo até resultar no escurecimento dos fios.

3. Latanoprosta

Este colírio é utilizado para a diminuir a pressão intraocular (PIO) para pacientes com glaucoma de ângulo aberto e hipertensão ocular. Porém, assim como os outros, pode aumentar, estimular o crescimento, espessura e número dos cílios, além de escurecê-los. 

QUEDA

Além dos diferentes modos de tratamento, é preciso notar também as diferenças entre os pelos dos cílios, sobrancelhas e cabelos. Ao contrário dos outros, os cílios possuem um ciclo mais curto, porém crescem mais rápido. 

LEIA TAMBÉM: Homem surta, faz xixi em chão de restaurante e é preso em mistério bizarro

Quando se trata da queda acentuada ou ausência dos cílios, alguns fatores devem ser considerados, como a possibilidade de alopecia areata, hipo e hipertiroidismo, lúpus e esclerodermia. Assim, o método de tratamento dos cílios está diretamente ligado ao tratamento da doença. 

Em outras situações, porém, a queda dos pelos da região pode estar relacionada ao processo de envelhecimento, fatores genéticos, carências nutricionais, períodos de estresse pós-parto ou traumático, variações hormonais, tratamentos de quimioterapia e inflamações na pele.

CÍLIOS VOLUMOSOS

O uso do óleo de rícino é um método caseiro que serve para estimular o crescimento dos fios, tanto dos cabelos, como cílios e sobrancelhas, comprovado cientificamente. 

Além do óleo, melhorar a alimentação também auxilia no alongamento dos cílios, incluindo suplementos alimentares a base de ômega 3 e 6. 

Assim, antes da utilização de quaisquer produtos em alta nas redes sociais, principalmente nas regiões dos olhos, faz-se necessário a consulta a um especialista. 

LEIA TAMBÉM: Refeição indigesta! Cobra morre após tentar devorar porco-espinho