Saúde

Número de micro e pequenas empresas na área de saúde cresceu mais de 80% em 5 anos no ES

Os dados são do Sebrae-ES e foram divulgados durante o "Saúde em Fórum", evento que acontece nesta sexta (4) em Vitória

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O número de micro e pequenas empresas no segmento da saúde teve um crescimento de mais de 80% no período de cinco anos no Espírito Santo.

Segundo informações, a quantidade de estabelecimentos presentes no território capixaba saltou de 5.533 em 2017, para 9.992 no ano de 2022. 

Os dados foram apresentados pela gerente de unidade de competitividade e produtividade do Sebrae-ES, Christiane Barbosa e Castro, durante o Saúde em Fórum – Conectando quem produz Saúde”. O evento acontece nesta sexta-feira (4), no Centro de Convenções de Vitória.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo o levantamento, somando também as médias e grandes empresas, o Estado possui no total 11.311 empresas no setor da saúde. 

Entre as empresas estão clínicas médicas e odontológicas; laboratórios; enfermagem; nutrição; psicologia; fisioterapia; terapia ocupacional; fonoaudiologia; terapia de nutrição enteral e parenteral; biomedicina; farmácias; e até mesmo as casas de repouso.

Christiane Barbosa e Castro narra que a tendência de crescimento do setor ocorre como um reflexo da pandemia da covid-19.

“A pandemia acelerou muito o crescimento do setor de saúde. Ela também impulsionou a transformação digital. Isso aconteceu em todos os segmentos e não foi diferente com a saúde. Diante disso, o cenário econômico necessita de mudanças para promover um sistema de saúde mais incorporado, sustentável e qualificado para toda população”, frisou.

LEIA TAMBÉM: Número de médicos deve dobrar em 10 anos, mas podem faltar especialistas

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória