Saúde

Truque da banana para emagrecer: dieta do chá viraliza. Pode tomar?

Nova febre para tirar barriga e desinchar rápido pode ter até bolhas e há benefícios, mas qual é risco? Receita original promete ser melhor e mais rápido que Ozempic; saiba tudo

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Pixabay

O Brasil é um grande consumidor da banana. A fruta tropical tem diversos tipos, entre eles os mais conhecidos: nanica, prata, maça e terra. 

A popularidade ultrapassa barreiras, como nos Estados Unidos, onde bananas doces são as favoritas, colocando em segundo plano as laranjas e as maças, segundo o Metrópoles.

Nesse contexto, se você comesse bananas antes da década de 1950, provavelmente estaria saboreando o tipo Gros Michel, que acabaram no início da década de 1960 sendo substituídas pela Cavendish, ainda bastante consumida hoje em dia.

Esse tipo da fruta acabou. Foi extinta. Mas, será que ela não renderia um ótimo chá de banana que está sendo muito usado para emagrecer vários quilos extras?

A dúvida de usar a banana é comum em pessoas que desejam queimar o excesso de gordura corporal. Para perder peso, basicamente, é necessário entrar em déficit calórico, ou seja, consumir menos energia do que se gasta.

A dieta da banana, o chá de banana ou o truque da banana para emagrecer chama atenção. De acordo com o Saúde em Dia, existem diferentes versões da técnica que consiste em consumir a fruta diariamente.

Em uma das dietas encontradas na internet, você pode substituir todos os alimentos do café da manhã por banana à vontade, ou ainda consumir apenas quatro bananas com um ou dois copos de água em temperatura ambiente ou morna.

Segundo o Saúde em Dia, essa tendência de emagrecimento viralizou pela primeira vez no Japão em 2008, pela farmacêutica Sumiko Watanabe, especialista em medicina preventiva. E, recentemente, voltou a ser “moda”.

O nutrólogo Jefferson Alexandre, que faz parte do time da Odara, afirma que a banana tem bons benefícios e que pode ser uma fonte alimentar barata e rica em fibras dietéticas.

“A banana é uma fruta classificada como um alimento com alto valor nutricional, sendo rica em potássio, vitaminas do complexo B, magnésio, fibras e triptofano. A fruta também possui efeito antioxidante, antibacteriano, antitrombótico, vasodilatador, anti-inflamatório e anticarcinogênico", explicou o médico.

Contudo, de acordo com o Saúde em Dia, isso não quer dizer que a dieta da banana seja uma boa opção necessariamente. 

RISCOS

Cuidado no exagero. 

Comer muita banana pode atrapalhar o emagrecimento. “A redução de peso defendida pela dieta da banana se daria pela saciedade causada pela fruta, ao criar uma espécie de gel no estômago que levaria à demora da digestão, porém, o consumo exagerado da fruta pode dificultar o emagrecimento, justamente por ela ser rica em carboidratos, o que aumenta o valor calórico das refeições”, disse Alexandre.

O especialista também alertou ao Saúde em Dia que as dietas precisam sempre ser baseadas nos gastos energéticas e taxas metabólicas de cada pessoa, sendo necessário distribuir os nutrientes nos horários e refeições corretas.

“É imprescindível o acompanhamento de um profissional especializado para um projeto alimentar personalizado que entenda todas as exigências de cada paciente e trabalhe em conformidade com o organismo para benefícios reais”, contou.

No caso da dieta da banana, essa preocupação não se manifesta. A refeição principal do dia pode carecer de diversidade nutricional, o que, ao longo do tempo, pode ocasionar falta de energia para realizar atividades do cotidiano.

Segundo o Saúde em Dia, é recomendado, sob orientação médica, que pacientes que tenham doença renal crônica ou diabetes evitem essa dieta. Isso ocorre porque o primeiro grupo não deve ingerir quantidades elevadas de potássio, enquanto o segundo grupo necessita evitar o consumo excessivo de açúcar.

Embora a banana tenha benefícios, a dieta com seu nome não deve ser adotada sem supervisão médica. “Consumir banana é bom e traz resultados satisfatórios para a saúde. Porém, deve haver também estímulos de outros nutrientes ao longo do dia, para uma dieta equilibrada e que auxilie, realmente, na perda de peso. Tudo feito com acompanhamento e equilíbrio”, explica o nutrólogo.

CHÁ DE BANANA

Diferente da dieta da banana, especialistas recomendam o chá de banana. Nas últimas semanas, a deliciosa bebida caiu no gosto das pessoas e está bombando na internet.

Muitas pessoas que já fizeram a receita afirmam que ele promove saciedade e é rico em fibras. Além de diminuir vários quilinhos! Segundo a nutricionista Talita Perosa, a fruta é bastante saudável e pode usar sem medo. 

Muita gente deixa de comer o alimento por conta do carboidrato, mas Talita nega a prática. "Desde quando a gente não pode comer carboidrato? Eu fico chocada com o terrorismo nutricional, com o medo que as pessoas estão com a comida", contou.

De acordo com a doutora, muitas pessoas que já tomaram o chá afirmam que ele promove saciedade e é rico em fibras. "A banana é riquíssima em magnésios, potássio, fontes de complexo B, triptofano... É uma excelente aliada para a TPM, para quem pratica esporte".

A especialista afirma que o melhor horário para se tomar o líquido é no fim do dia, porque traz o relaxamento, ajudando a ter uma boa noite de sono. Além disso, o chá de banana ajuda a reduzir o inchaço.

"Você vai ter todos os benefícios da banana sem as calorias, porque você não come a banana, você toma o chá", explicou Talita.

Existem algumas pessoas que orientam a colocar gengibre, canela ou cravo. Caso você coloque esses ingredientes, a profissional recomenda que o chá seja tomado até às 14 horas, no máximo.

Uma alternativa é tomar 300 a 500 mililitros (mL) pela manhã em jejum. No entanto, para ter os benefícios do sono e relaxamento, é indicado tomar o chá somente com banana depois das 15 horas.

O chá milagroso pode ser feito com qualquer banana. O primeiro passo é higienizar a fruta e lavar bem, pode até mesmo usar uma bucha. Tire o excesso de água e retire as duas pontas. Logo depois, corte toda a banana em rodelas finas.

Em seguida, coloque-as para ferver por 10 a 15 minutos em uma panela com 1 litro de água. E pronto! Está pronto o seu chá milagroso!

Como o chá de casca de banana leva mais tempo para ficar pronto devido ao seu alto teor de fibras, muitas pessoas optam por descascar a banana.

Se você quiser adicionar canela, veja o passo a passo:

INGREDIENTES

Uma banana picada;

Um pedaço de canela em pau;

500 ml de água.

COMO FAZER

Em uma panela, ferva a água com a canela em pau;

Depois que a água pegar fervura, adicione a banana picada (com casca e bem higienizada);

Deixe ferver por mais 10 minutos e espere esfriar;

Bata a mistura no liquidificador, coe e beba logo em seguida.

Pontos moeda