Saúde

Pacientes do Santa Rita terão acesso a tratamento contra câncer de hospital referência no Brasil

Parceria firmada com o A.C.Camargo Cancer Center vai proporcionar troca de experiências entre os profissionais e aperfeiçoar o tratamento dos pacientes

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Hospital Santa Rita

O Hospital Santa Rita, maior complexo oncológico do Espírito Santo, firmou uma parceria inédita com o A.C.Camargo Cancer Center, referência de tratamento contra o câncer no Brasil. 

A proposta é aprimorar o atendimento aos pacientes e impulsionar os avanços na área de saúde oncológica.

A iniciativa visa expandir o compartilhamento de protocolos clínicos, conhecimento e encaminhamento de pacientes entre as duas unidades hospitalares. A cooperação será assinada nesta quinta-feira (03).

Com a aproximação, os pacientes do Hospital Santa Rita poderão contar com os mais diversos serviços oferecidos pelo A.C.Camargo, como anatomia patológica (IHQ/Genômica), farmácia clínica com quimioterapias diluídas e oncologia preventiva.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Para o CEO do A.C.Camargo Cancer Center, Victor Piana de Andrade, a parceria visa fortalecer o tratamento oncológico nas duas unidades hospitalares, por meio da cooperação tecnológica e da experiência dos profissionais envolvidos.

"O A.C.Camargo e o Santa Rita possuem desenhos institucionais muito similares. Temos uma parte social muito grande, atendemos todos os públicos, somos apaixonados pela causa do câncer e o que ele precisar, em todas as fases estamos lá. É uma atuação bastante ampla. Esperamos ter pontes múltiplas entre as instituições. É importante ter este alinhamento dos conselhos, dos executivos, do corpo clínico. Isso vai fortalecendo as pontes", afirmou.

A parceria entre os hospitais ainda visam a transferência de conhecimento, a capacitação pessoal, criação de protocolos e realizar as possíveis evoluções. 

"O A.C.Camargo também tem muito a aprender com o Santa Rita", completou Andrade.

Marilucia Dalla, presidente da Afecc-Hospital Santa Rita, enfatiza que o tratamento oncológico dos dois hospitais serão oferecidos tanto aos pacientes capixabas, quanto aos de São Paulo, se houver necessidade, de acordo com o caso.

"Todo e qualquer tipo de tumor que já é tratado no A.C.Camargo nós vamos poder atender, aqui ou indicando o paciente ao A.C.Camargo", disse.
Foto: Hospital Santa Rita/Divulgação
Equipes da AC Camargo e do Hospital Santa Rita

Ela ainda enfatiza que esse acordo de cooperação representa um avanço significativo no comprometimento de ambos os hospitais com a qualidade dos serviços prestados à população. 

"Na verdade, nós estamos preocupados com a vida. Não é com a doença. Todo nosso movimento é para levar saúde para o paciente. Queremos fazer o paciente voltar a ser produtivo após o câncer, com a família, com o mercado", completa.

Para Eduardo Ribeiro, diretor de novos negócios do A.C.Camargo Cancer Center, a parceria vai além das relações comerciais, trazendo benefícios que impactarão a sustentabilidade das instituições e, sobretudo, o acesso à saúde oncológica para a população.

"Os diferentes projetos contidos nessa iniciativa trarão como consequência não só a sustentabilidade das instituições, mas também a ampliação do acesso à saúde oncológica da população".

Leia também: "Cultura do médico no Brasil é muito centrada no especialista", avalia professor de Harvard

O anúncio oficial da parceria será feito durante o evento em Vitória, com a presença dos principais executivos do Hospital Santa Rita e do A.C.Camargo Cancer Center, além de convidados ligados à parceria. 

Essa iniciativa promete marcar um novo momento na luta contra o câncer, oferecendo aos pacientes uma abordagem ainda mais abrangente e avançada no tratamento dessa doença tão complexa.

De acordo com os diretores, um dos principais tratamentos a serem realizados será o diagnóstico genômico, que requer vários equipamentos de ponta já presentes no A.C.Camargo, mas que ainda não existem no Santa Rita.

"Não faz sentido o Santa Rita comprar todos os equipamentos neste momento. Não há necessidade. Podemos pegar as amostras dos tumores daqui, levar para São Paulo e fazer os testes e enviar os resultados para cá. No entanto, se entendermos que o volume de casos requer uma estrutura local, vamos ajudar a implementar essa estrutura aqui. Isso vale para todos os diagnósticos", afirmou o CEO.

Sobre o A.C.Camargo Cancer Center

Há 70 anos, médicos e cientistas atuam em conjunto no A.C.Camargo Cancer Center para o desenvolvimento de pesquisas e tratamentos que beneficiam pacientes no Brasil e no mundo. Ao todo, são mais de 5 mil profissionais engajados e especializados em cuidar da saúde oncológica da população.

Na área de ensino, a instituição conta com um robusto programa de residência médica e multiprofissional, além de um programa de pós-graduação stricto sensu, reconhecido como excelente pela Capes (avaliação nota 6 de 7). 

Em seu corpo clínico, a instituição possui alguns dos principais autores científicos do mundo em oncologia, além de publicar o "Observatório do Câncer", estudo inédito que reuniu dados de 98 mil pacientes oncológicos atendidos no A.C.Camargo nos últimos 20 anos.