Saúde

Mesmo sem lactose, leite e whey com caseína podem fazer mal; veja o que é

Substância, que é proteína, pode demorar 7 horas para digestão, é inflamatória e está presente no leite; riscos incluem doenças como diabete e câncer. Veja!

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Freepik

A caseína é uma proteína encontrada em leite e queijos, conhecida por sua absorção lenta. Pode ser encontrada em variações como "micelar", "caseinato de cálcio" ou "proteína isolada do leite".

De acordo com a nutricionista Mayara Belli, essa proteína é rica em aminoácidos essenciais, necessários para o corpo, mas não produzidos por ele.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas de Saúde? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Muitas vezes, a caseína é ingerida como parte da alimentação ou em forma de suplementos antes de dormir, pois sua digestão é demorada e pode prevenir o catabolismo durante o jejum noturno. 

No entanto, segundo a especialista do Famivita, "seu consumo é controverso e nem sempre pode ser considerado um benefício para a saúde".

LEIA TAMBÉM: Sinusite: catarro pode dar sintomas da doença que Joelma tem. Mas mata? Entenda

SUPLEMENTO DE CASEÍNA

O suplemento de caseína é utilizado por pessoas que praticam musculação para ajudar no ganho muscular de massa magra e prevenir a perda de músculos.

A nutricionista afirma que ela contém aminoácidos como os BCAA (leucina, isoleucina e valina) ou a glutamina.

LEIA TAMBÉM: Mulher quebra recorde de decibéis com arroto feminino mais alto do mundo: "Furadeira"

Além disso, a proteína também é utilizada para reduzir a erosão dentária e até mesmo no tratamento do esmalte dentário por dentistas.

INGESTÃO DA CASEÍNA

Para quem pratica atividade física intensa, a ingestão da caseína pode variar entre 1 e 2 gramas por quilo de peso corporal, segundo Mayara.

LEIA TAMBÉM: Minha Casa, Minha Vida: veja passo a passo para conseguir um imóvel

O suplemento em pó pode ser misturado com água ou leite desnatado. A nutricionista explica que a caseína possui a capacidade de proporcionar saciedade por um longo período de tempo.

Durante a digestão, a caseína se coagula no estômago e forma grandes glóbulos, além de uma espécie de gel no intestino, o que dificulta sua absorção. Estudos indicam que pode levar até 7 horas para ser completamente digerida.

LEIA TAMBÉM: Dia do Padre: de Fabio de Melo ao capixaba Patrick, cachê de famosos vai até R$ 120 mil

A caseína é a proteína predominante no leite, compreendendo cerca de 80% de sua composição. No entanto, de acordo com Mayara, assim como outros componentes do leite, ela pode ser inflamatória.

Por conta dessa inflamação, "o uso indiscriminado e grande venda e publicidade acerca de seus produtos de suplemento é assunto de preocupação para profissionais da saúde", explica a nutricionista.

LEIA TAMBÉM: Desafio viral: é led? Homem "come" lâmpada à luz do dia e boca fica presa: "Morreu?"

O consumo excessivo de laticínios ou suplementos à base de caseína é motivo de preocupação para profissionais de saúde, devido ao potencial de desenvolvimento de intolerâncias, problemas digestivos, doenças cardíacas, diabetes e até câncer.

Segundo a especialista, isso ocorre porque a mucosa intestinal é responsável pela produção de hormônios como a serotonina e as enzimas digestivas. A inflamação nessa área pode afetar essas funções essenciais no organismo.

LEIA TAMBÉM: Abby Choi: a real história da sopa de membros do corpo de mulher morta que pessoas comeram

A caseína costuma “sobrar” nos processos industriais de extração de proteínas do leite, e por isso é vantajoso colocá-la também à venda.

Mayara explica que alguns métodos químicos de extração da proteína usam ácidos baratos, como ácido clorídrico ou ácido sulfúrico, encontrados em fertilizantes.

LEIA TAMBÉM: Intoxicação: mulher morre ao beber 4 garrafas de água em 20 minutos

No entanto, muitas vezes, a caseína é vendida pelo mesmo preço que a "Whey Protein", outra proteína do leite considerada mais segura para ser consumida, de acordo com a nutricionista.

TIPOS DE SUPLEMENTOS COM CASEÍNA

Os suplementos de caseína podem ser obtidos de várias maneiras. O tipo "micelar" representa a caseína em sua forma pura, sendo mais caro e considerado de maior qualidade.

LEIA TAMBÉM: Até relação com Xuxa! Quem é o brasileiro na semifinal do America's Got Talent

Por outro lado, segundo Mayara, a "´proteína isolada do leite" inclui tanto a "Whey Protein" quanto o Caseinato de Cálcio em sua composição. 

"É geralmente utilizada em apenas como um item em receitas, pois é considerada pouco eficiente para as finalidades dos atletas", explica.

LEIA TAMBÉM: Faz mal não tomar banho em dias frios no ES? Veja benefícios e riscos

De acordo com a especialista, o Caseinato de Cálcio é composto por um "sal cálcico". As micelas de proteínas da caseína se desintegram e se combinam com o cálcio durante o processo de formação do caseinato.

Existem dois métodos diferentes usados na indústria: um envolve a decomposição de carbonato de cálcio (CaCO3) com caseína, enquanto o outro utiliza uma solução de hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) na caseína.

LEIA TAMBÉM: Urso bebe Coca-Cola em zoológico e gera revolta na web: "Pode?"

O Caseinato de Cálcio contém menos de 1% de lactose, o que o torna adequado para algumas pessoas intolerantes, e seu sabor é considerado mais agradável. 

Por isso, segundo Mayara, ele é "é mais comercializado e utilizado como emulsionante em alimentos industrializados".

LEIA TAMBÉM: Entenda o que é aumento peniano e como é cirurgia. Afinal, funciona?

DIFERENÇA ENTRE CASEÍNA E WHEY PROTEIN

De acordo com a especialista, a diferença entre a caseína e a Whey Protein, que é a proteína presente no soro do leite, está na velocidade de digestão. 

Enquanto a caseína é de digestão lenta, a Whey Protein é absorvida rapidamente e é mais eficaz para aumentar a síntese proteica no organismo, estimulando o crescimento muscular.

LEIA TAMBÉM: Bomba? De Gusttavo Lima a padre Marcelo, nutricionista fala de corpo de famosos, viraliza e dá dicas: "Fake natty"

Muitos atletas, fisiculturistas e até mesmo pessoas temporariamente em programas de musculação para ganho de massa magra, combinam a suplementação de ambas as proteínas.

A Whey Protein é usada para promover o crescimento muscular, enquanto a caseína é empregada para manter esse crescimento durante períodos de jejum.

LEIA TAMBÉM: Promoção! Burger King bomba com lanche gigante e 20 fatias de queijo; veja preço

Segundo a médica, para determinar com segurança o uso desses suplementos ou avaliar se a caseína é adequada para a dieta, é crucial consultar profissionais de saúde e nutricionistas.