Covid-19: Sesa destaca importância da testagem com alta de casos no ES
Segundo a Secretaria da Saúde, o aumento foi observado a partir da semana dos dias 21 de julho a 17 de agosto, quando a positividade passou de 4,04% para 5,34%
O Estado do Espírito Santo tem registrado um aumento nos testes positivos de covid-19. Segundo a Secretaria da Saúde (Sesa), o aumento foi observado a partir da semana dos dias 21 de julho a 17 de agosto, quando a positividade passou de 4,04% para 5,34%.
Entretanto, o órgão faz um alerta, pois, diante do aumento dos casos positivos da doença, a procura pela testagem ainda é considerada baixa.
"Os testes têm um papel importante no entendimento da dinâmica de transmissão do vírus na população e identificação de grupos com alto risco de infecção", disse o órgão.
Leia também:
> Mãe e filha atropeladas: golpistas criam perfil fake e pedem dinheiro
> Trecho de 5 km da BR-101 na Serra começa a ser duplicado
> Previsão do tempo: até quando vai fazer frio no Espírito Santo?
A Secretaria de Saúde afirmou que, antes do aumento dos casos, a positividade era de 2,94%. Mas lembrou que a taxa de positividade é uma importante variável para compreender a circulação do vírus no território
"Testagem deve ser estimulada por toda a população"
A procura pela testagem, segundo a Sesa, tanto por testes de antígenos (rápidos) quanto os de RT-PCR, deve ser estimulada por toda a população. Com elas, é possível ter a dinâmica de transmissão do vírus na população e identificação de grupos com alto risco de infecção.
"Além disso, pela testagem do RT-PCR, o Estado também promove a vigilância genômica, para detecção das cepas circulantes no território", finaliza.
Os testes rápidos são ofertados de segunda a sexta-feira, no Terminal de Laranjeiras, na Serra e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus de Itacibá, em Cariacica, próximo ao Terminal de Itacibá.