Saúde

Doença do pé diabético: entenda o que é, como evitar e cuidar

Entre janeiro e agosto de 2023, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 6.982 amputações de membros inferiores (pernas e pés) causadas por diabetes

Foto: Reprodução/Pexels

O diabetes é uma condição metabólica, originada por diversos fatores, que resulta em falhas na ação ou produção de insulina pelo organismo. Ela resulta em diversas complicadões no corpo, uma delas é o “pé diabético”.

Segundo o Ministério da Saúde, a doença pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Já o pé diabético é caracterizado por uma série de alterações que podem afetar os pés de indivíduos com diabetes descontrolado. Infecções e problemas circulatórios nos membros inferiores são algumas das complicações mais frequentes, resultando em feridas de difícil cicatrização e infecções nos pés. Sem tratamento adequado, o pé diabético pode evoluir para a necessidade de amputação.

SINTOMAS

Os principais sintomas do pé diabético são: formigamento; perda da sensibilidade local; dores; queimação nos pés e nas pernas; sensação de agulhadas; dormência; além de fraqueza nas pernas. Normalmente a pessoa só se dá conta quando está num estágio avançado e quase sempre com uma ferida ou uma infecção, o que torna o tratamento mais difícil devido aos problemas de circulação

COMO PREVENIR O PÉ DIABÉTICO

• Examinar os pés diariamente;

• Manter os pés sempre limpos, e usar sempre água morna, e nunca quente, para evitar queimaduras. A toalha deve ser macia. É melhor não esfregar a pele. Mantenha a pele hidratada, mas sem passar creme entre os dedos ou ao redor das unhas;

• Usar meias sem costura; o tecido deve ser algodão ou lã; evitar sintéticos, como nylon;

– Antes de cortar as unhas é preciso lavá-las e secá-las bem. Para cortar, usar um alicate apropriado ou uma tesoura de ponta arredondada. O corte deve ser quadrado, com as laterais levemente arredondadas, e sem tirar a cutícula.

• Não andar descalço. 

• Use calçados fechados, macios, confortáveis e com solados rígidos, que ofereçam firmeza. Antes de adquiri-los, é importante olhar com atenção para ver se há deformação. As mulheres devem dar preferência a saltos quadrados, que tenham, no máximo, 3 cm de altura. É melhor evitar sapatos apertados, duros, de plástico, de couro sintético, com ponta fina, saltos muito altos e sandálias que deixam os pés desprotegidos. 

LEIA TAMBÉM: 

>>Meditação no gelo: entenda caso bizarro do homem que meditou em nevasca

>>Antes e depois! Mulher vende carro para fazer procedimento estético: “Rejuvenesceu”

>>Influencer viraliza ao ensinar como receber foto de Lula autografada gratuita em casa

TIPOS DE DIABETES: 

Tipo 1: Doença crônica não transmissível, hereditária, que concentra entre 5% e 10% do total de diabéticos no Brasil. Ele se manifesta mais frequentemente em adultos, mas crianças também podem apresentar. O diabetes tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também.

Tipo 2: Ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. A causa do diabetes tipo 2 está diretamente relacionado ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão.e hábitos alimentares inadequados. Cerca de 90% dos pacientes diabéticos no Brasil têm esse tipo.

Diabetes Latente Autoimune do Adulto (LADA): Atinge os adultos e representa um agravamento do diabetes tipo 2. 

Os principais sintomas do diabete são: fome e sede excessiva e vontade de urinar várias vezes ao dia.

Tipo  1

• Fome frequente;

-Sede constante;

• Vontade de urinar diversas vezes ao dia;

• Perda de peso;

• Fraqueza;

• Fadiga;

• Mudanças de humor;

• Náusea e vômito

Tipo 2

• Fome frequente;

•Sede constante;

•Formigamento nos pés e mãos;

•Vontade de urinar diversas vezes;

•Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;

•Feridas que demoram para cicatrizar;

•Visão embaçada.

LEIA TAMBÉM:

>>Saiba quais são os recursos do celular que não compensam pagar a mais

>>“Riacho milagroso”: cachoeira misteriosa de terra surge no deserto de Israel

>>Dieta da Virginia funciona? Influencer diz que perdeu 10 kg em 1 mês

ÁGUA COM VINAGRE DE MAÇÃ EM JEJUM EMAGRECE E DESINCHA. VEJA BENEFÍCIOS DE SHOT

Shot matinal do ingrediente emagrece e tem benefícios secretos que fazem bem à saúde; entenda tudo e veja o que médico diz sobre receita da água

Foto: mdjaff/Freepik

Depois do chá de banana, a moda da vez entre famosos e anônimos para dar aquela turbinada na dieta é o shot matinal com o vinagre de maçã.

O ingrediente que é usado até para limpeza de banheiro, na verdade, pode dar um upgrade daqueles na saúde se usado em sua modalidade medicinal. Segundo o médico cardiologista André Wambier, a bebida é boa até para diabetes.

“Um outro estudo pequeno em diabéticos mostrou que consumir 2 colhes de sopa de vinagre de maçã após o jantar, essas pessoas tinham uma glicemia de jejum (o açúcar do sangue ao acordar no dia seguinte) um pouco mais baixo que quando não consumiam o vinagre”, disse o especialista em vídeo no YouTube.

“Outro estudo do Annals of Nutrition & Metabolism mostrou que tomar duas colheres de chá vinagre de maçã durante as refeições pode ajudar a reduzir a queda de açúcar – a hipoglicemia – e manter os níveis de açúcar no sangue estabilizados”, explicou.

O médico viralizou por falar sobre os seis benefícios básicos do vinagre de maçã. O ácido que contém no vinagre ainda pode ser útil para combater inflamações no corpo e, por isso, a receita original da água com vinagre de maçã faz sucesso.

LEIA TAMBÉM:

>>Noivo cai, corta o pescoço e morre na própria festa de noivado

>>Novo affair de Jade Picon é de família bilionária do noivo de Marina Ruy Barbosa

>>5 chás que emagrecem até 1 kg por dia: veja como fazer receitas e benefícios

“(O shot) pode ajudar na inflamação do corpo. Como o vinagre de maçã é feito? Em 2 etapas: primeiro junta a maçã triturada ou picada com o fermento. E essa fermentação transforma o açúcar em álcool”, disse.

“Em seguida, as bactérias fermentam o álcool, transformando-o em ácido acético – o principal composto ativo do vinagre e é ele que dá aquele cheiro azedo do vinagre, mas tem benefícios”, contou o cardiologista.

Ainda com informações do médico, o vinagre de maçã se usado na dosagem certa pode, sim, também ajudar no emagrecimento. “Pode ajudar na perda de peso. O vinagre de maçã não vai emagrecê-lo por si só, mas, indiretamente, pode, sim, ajudá-lo a perder peso”, comentou.

“Quando tomado antes ou durante uma refeição, vários estudos em humanos mostram que o vinagre pode aumentar a sensação de saciedade. Isso pode levar a comer menos calorias e perder peso”, esclareceu André Wambier.

LEIA TAMBÉM:

>>Caso Tim Maia: entenda o motivo da nova exumação do corpo

>>Lavando o banheiro, homem escorrega e fica com cabo de vassoura empalado no ânus

>>Sabonete em forma de ovo de Páscoa vira opção para presentear idosos e pessoas de dieta

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana Repórter
Repórter
Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Atua como repórter do Núcleo SEO da Rede Vitória no Folha Vitória.