Saúde

Exames de graça para diagnósticos de câncer de pele neste sábado (3); saiba onde

A prevenção, segundo médicos da área, ainda é o maior aliado contra a doença. O diagnóstico precoce também tem papel indispensável quando se fala em chances de cura

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Freepik

Os números do câncer de pele não melanoma no Brasil chamam a atenção. Para se ter uma ideia, é o mais comum entre todos os tipos de câncer. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), representa 31,3% do total de casos diagnosticados no país. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

O melanoma, apesar de ser menos frequente, também tem apresentado aumento de casos. Mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%), aparecem em seguida no ranking.

A prevenção, segundo médicos da área, ainda é o maior aliado contra a doença. O diagnóstico precoce também tem papel indispensável quando se fala em chances de cura. 

Para alertar a população sobre a necessidade dos cuidados com o maior órgão do corpo humano, neste sábado (3), acontece o "Mutirão Salve sua Pele", no Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Vitória.

O evento será realizado durante toda a manhã. No local, estudantes e profissionais de saúde estarão à disposição para realizar exames gratuitos e orientar a pessoas sobre os sinais e sintomas do câncer de pele. 

“Os objetivos centrais são oferecer atendimento gratuito, educar a população sobre prevenção e tratamento do câncer de pele, e proporcionar aos acadêmicos de medicina experiência prática no diagnóstico e tratamento de lesões cutâneas”, explica a coordenadora de extensão, e uma das professoras responsáveis pelo projeto Salve Sua Pele Cirúrgico, Francine Gratival.

A ação pretende ainda trabalhar a integração dos estudantes nos serviços de rastreamento e tratamento, experiência prática e científica, atuação comunitária, atendimento especializado e rastreamento, além da capacitação técnica.

Fatores de risco para o câncer de pele

Ainda de acordo com o INCA, a exposição prolongada e repetida ao sol é um dos principais fatores que aumentam o risco da doença. Ter história de câncer de pele na família ou pessoal de câncer, ter pele e olhos claros e cabelos ruivos também fazem parte da lista.

Para evitar a doença, é preciso adotar alguns cuidados importantes. Confira as recomendações do INCA: 

1. Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;

2. Procurar lugares com sombra;

3. Usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas;

4. Aplicar na pele, antes de se expor ao sol filtro (protetor) solar com fator de proteção 15, no mínimo;

5. Usar filtro solar próprio para os lábios.

A importância do exame dermatológico

O exame dermatológico também é parte fundamental ao se falar em câncer de pele. Por ser uma doença muito frequente, a organização do evento pontua que a demanda para exérese das lesões no SUS é muito expressiva.

Exérese é a remoção, por meio de cirurgia, de parte da lesão ou órgão em qualquer parte do corpo. Pode ser aplicada também para retirar corpos estranhos.

Francine conta que as atividades do mutirão são realizadas por uma equipe multiprofissional composta por médicos e residentes na especialidade de Dermatologia e por um Cirurgião Plástico, Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, Acadêmicos do curso de medicina além de voluntários nas diversas áreas de apoio.

“Desta forma levamos a população em uma estrutura adequada este atendimento por meio dos mutirões e proporcionarmos aos alunos extensionista uma oportunidade rara de reconhecer esta doença e presenciar e realizar sob supervisão pequenos procedimentos cirúrgicos que são inerentes e fundamentais em sua formação acadêmica e tratamento a nível hospital e casos científicos”.

Sobre os mutirões

Cerca de 50 procedimentos são realizados durante as ações. São consultas, crioterapia, eletroterapia e biópsias excisional ou incisional, todos são essenciais para a prevenção secundária. O projeto desenvolve atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos no decorrer de todo mês, alcançando aproximadamente 1.000 pacientes anualmente no Hospital.

LEIA TAMBÉM: Dicas indispensáveis para otimizar o treino e melhorar seu humor


Pontos moeda