Saúde

Rinoplastia "natural" vale o sacrifício? Veja benefícios da cirurgia

Na tendência das plásticas que não dão ar de artificiaul, a cirurgia no nariz voltou a viralizar por diminuir doenças respiratórias e até ajudar com lesões; entenda

Leiri Santana

Redação Folha Vitória
Foto: Freepik

Conhecida popularmente por afinar o nariz, a rinoplastia é uma cirurgia plástica que visa não apenas melhorar a estética do nariz, mas também pode trazer uma série de benefícios adicionais para a saúde e o bem-estar do paciente. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

O Dr. Edson Freitas, que possui fellowship em cirurgia plástica facial pela USP, destaca que além dos óbvios ganhos estéticos, essa intervenção pode abordar questões funcionais e até mesmo psicológicas.

LEIA TAMBÉM: Veja chás termogênicos e alimentos que ajudam a emagrecer após os 50

1. Melhora da respiração e correção de problemas

Muitas pessoas que buscam a rinoplastia sofrem de problemas respiratórios, como desvio de septo, turbinectomias e obstrução nasal. Essas condições não apenas afetam a qualidade de vida do paciente, mas também podem contribuir para distúrbios do sono, ronco e até apneia do sono. 

Durante a rinoplastia, o cirurgião pode corrigir essas irregularidades estruturais, promovendo uma melhor respiração e facilitando a passagem do ar pelas vias nasais. Precisamos abordar essas questões funcionais durante a rinoplastia, visando não apenas a estética, mas também a saúde respiratória do paciente”, afirma Edson.

LEIA TAMBÉM: Especialista lista alimentos e receita dieta natural para diabéticos: ajuda a manter glicose em 80

2. Correção de lesões traumáticas e reconstrução

A rinoplastia também é frequentemente realizada para corrigir lesões traumáticas no nariz, como fraturas decorrentes de acidentes ou atividades esportivas. Essas lesões não apenas afetam a aparência do nariz, mas também podem causar dificuldades respiratórias e desconforto. 

A cirurgia pode restaurar a função e a forma do nariz, proporcionando alívio físico e emocional para o paciente", explica o Dr.

3. Aumento da autoconfiança e bem estar

Embora não seja um benefício físico direto, o impacto psicológico da rinoplastia é significativo. 

LEIA TAMBÉM: Saiba quais alimentos aumentam o risco de câncer no intestino

Muitas pessoas que passam pela cirurgia relatam um aumento na autoconfiança e autoestima, o que pode influenciar positivamente diversos aspectos de suas vidas pessoais e profissionais. “Devemos considerar não apenas a estética, mas também o impacto emocional no paciente”, conclui.

A rinoplastia oferece uma variedade de benefícios além da melhoria estética. Desde a correção de problemas respiratórios até o aumento da autoconfiança, essa cirurgia pode ter um impacto positivo duradouro na saúde e no bem-estar dos pacientes, quando realizada por um cirurgião qualificado, com sua expertise reconhecida em cirurgia plástica facial.

LEIA TAMBÉM: Receita que não engorda: como fazer pão caseiro simples e rápido com fibra

OS PERIGOS DA RINOPLASTIA

A rinoplastia, por si só, já é considerada uma cirurgia plástica complexa devido à sensibilidade da região operada, individualidade da estrutura, anatomia nasal e multiplicidade de fatores que influenciam os resultados

Inchaço

O efeito colateral mais comum da rinoplastia é o inchaço (edema) pós-operatório, o que é bastante frequente e pode demorar de um a três meses para regredir completamente. Para amenizá-lo, a indicação é fazer compressas frias na região operada.

Hematoma

Durante a cirurgia, pequenos vasos podem romper. Como consequência, há a formação de hematomas arroxeados e que, com o tempo, ficam amarelos antes de sumirem totalmente.

Seroma

É o acúmulo de líquido no local operado, especialmente no local da incisão, o que compromete a cicatrização. Pode ser minimizado com a adoção dos cuidados pós-operatórios indicados pelo cirurgião e boa higienização do local, mantendo-o sempre seco.

LEIA TAMBÉM: Receita milagrosa! 7 dicas para uma pele de porcelana sem Botox

Obstrução nasal 

Devido ao inchaço dos tecidos, que também ocorre nas estruturas internas do nariz, é comum que os pacientes relatem obstrução nasal no pós-operatório imediato.

Sangramento

O trauma nos tecidos nasais faz com que o paciente possa apresentar quadros de hemorragia nasal no pós-operatório.

Sensibilidade

Após uma cirurgia plástica, o risco de alterações na sensibilidade é comum. O risco na cirurgia plástica no nariz é apresentar dormência na região. Esse problema costuma amenizar espontaneamente com a recuperação do paciente.

Infecções

Quadros infecciosos podem ocorrer em qualquer cirurgia plástica, mas as chances de apresentá-los são consideravelmente menores ao seguir as recomendações pós-operatórias e, especialmente, fazer uso da medicação prescrita.

Má cicatrização

A má cicatrização é um risco na cirurgia plástica no nariz que pode decorrer de diferentes fatores, como tendência individual a queloide, exposição ao sol, formação de seroma, falta de higienização do local operado, entre outros.




Pontos moeda