Saúde

Adolescente de 12 anos morre após cair de prédio: sonambulismo pode ter provocado o acidente

O caso ocorreu na manhã da segunda-feira (23), e o sonambulismo pode afetar até 20% da população

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
1 a 15% da população mundial pode sofrer de parassonia. Imagem ilustrativa. 

A condição é extremamente benigna, mas pode ter provocado a morte de um adolescente de 12 anos. Felipe Cavalcanti Lora morreu após cair do 9° andar do Hotel Mercure Salvador Boulevard, no bairro do Caminho das Árvores, em Salvador, na manhã da segunda-feira (23).

Segundo informações dos familiares que foram passadas para a polícia, o menino era sonâmbulo e isso pode ter provocado o acidente. A médica do sono Jéssica Polese explica que a principal preocupação quando se tem um sonâmbulo em casa, é o risco de acidentes. 

"A condição é uma parassonia, o indivíduo está entre o sono e a vigília. Não consideramos um distúrbio do sono, mas sim um distúrbio do despertar. Uma pessoa sonambula faz diversos movimentos aleatórios, ela levanta, caminha, desce uma escada, pode até atravessar uma rua, mas não raciocina", disse a médica.

De acordo com Jéssica, a condição é benigna. "Geralmente a pessoa sonambula faz as coisas, volta a dormir e não se lembra de nada ao acordar. É comum acometer crianças nessa fase dos 12 anos, cerca de até 20% da população tem ou já teve alguma vez uma crise de sonambulismo. Pessoas muito estressadas ou cansadas podem ter a condição. Mas, não existe um tratamento, porque é algo normal. Um sonambulo não oferece risco a ninguém, todas suas atitudes são feitas sem raciocinar, são comportamentos simples, ele não pensa em pegar uma faca, uma chave ou tentar abrir uma porta. Os acidentes acontecem quando janelas ou portas estão abertas", explicou Polese.

Jéssica comenta que pessoas sonambulas precisam de atenção. Segundo a médica existem casos de pessoas que morreram afogadas ou foram atropeladas, por isso é importante que os familiares estejam atentos aos riscos, porque os acidentes podem acontecer. A médica ainda comenta, que dormir em locais estranhos podem aumentar as chances de uma pessoa ter sonambulismo.