Saúde

Após curtos circuitos e pane na rede elétrica do Hospital Infantil de Vitória, Saúde anuncia reforma

Secretaria afirma que a antiga rede elétrica da unidade estava em condições precárias e não comportava toda a carga de energia dos equipamentos

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Reforma já iniciou e várias alas do hospital já tiveram as luminárias trocadas. 

A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo vai pagar R$ 1.400.000,00 para trocar toda a fiação elétrica e as luminárias do Hospital Infantil de Vitória. No final do mês de agosto, um princípio de incêndio, após curtos circuitos assustou funcionários, pacientes e pessoas no hospital. 

Uma funcionária chegou até a passar mal, por conta de uma crise asmática por causa do susto. O caso, foi noticiado em primeiro mão pela TV Vitória/ Record TV. A repercussão gerou até uma vistoria surpresa de deputadas estaduais, na última sexta-feira (06), e atualmente, uma equipe do corpo de bombeiros fica 24 horas no local. 

De acordo com a Sesa, o contrato emergencial para refazer toda a rede elétrica da unidade já foi iniciado. Segundo autoridades da Secretaria, é possível afirmar que a antiga rede elétrica estava em condições precárias e não comportava toda a carga de energia dos equipamentos. 

As reformas já iniciaram, várias alas do hospital já tiveram as luminárias trocadas, e está em andamento uma licitação de 140 milhões de reais para investimento e reforma intensiva em todas as redes hospitalares do estado.

Atualmente, o pronto socorro do Hospital Infantil de Vitória está funcionando nas dependências do Hospital da Policia Militar (HPM). Outras alas, como o setor de oncologia, que trata das crianças com câncer, também será transferida para o HPM, isso faz parte das medidas adotadas pelo Estado para reduzir os riscos de incêndio e deve ocorrer até a primeira quinzena de outubro. 

A Sesa informa que a transferência da oncologia e a troca da parte elétrica vão eliminar os riscos para pacientes e funcionários, por isso, o Hospital Infantil não precisará ser fechado para uma reforma. A proposta é a construção de um novo prédio, mas isso ainda será anunciado pelo Governo do Estado.