Saúde

Conheça cinco alimentos que fazem bem à saúde dos homens

Veja opções nutritivas que, aliadas a outros hábitos saudáveis, beneficiam o bem-estar masculino

Foto: Divulgação

Quando o assunto é saúde, os homens costumam cuidar um pouco menos do que as mulheres. Segundo levantamento feito pelo Centro de Referência da Saúde do Homem, 60% dos pacientes do sexo masculino só procuram atendimento médico quando apresentam sintomas que atrapalham a rotina.

Como a alimentação está diretamente relacionada ao bem-estar do organismo, os homens precisam ter atenção com a qualidade nutricional do que consomem. Isso porque ter e manter um cardápio balanceado e mais natural é essencial para a saúde do corpo e da mente, pois ajuda a fortalecer o sistema imunológico, a combater doenças cardiovasculares e a perda de memória, além de prevenir o envelhecimento precoce. 

Praticar atividades físicas com regularidade também favorece a saúde sexual masculina, já que diminui os riscos de se ter impotência.

Como nem sempre é fácil mudar antigos hábitos e melhorar o estilo de vida, a conscientização pode ser um diferencial, especialmente para a alimentação. Por isso, a nutricionista Ellen D’arc, da Bio Mundo, reuniu 5 alimentos nutritivos e funcionais que são benéficos à saúde dos homens se incluídos de forma no cardápio do dia a dia. Mas antes de mudar qualquer dieta, a recomendação é ter o acompanhamento de um profissional da área.

1. Farelo de aveia

Ideal para combater o colesterol ruim (LDL) e diminuir os índices glicêmicos, o farelo de aveia é um alimento extremamente benéfico para a saúde masculina. O cereal é rico em proteína e fibras solúveis de boa qualidade que aumentam a sensação de saciedade e auxiliam na perda de peso. Outro ponto positivo é que o alimento previne os riscos de doenças coronárias, por estimular o fluxo sanguíneo.

2. Oleaginosas

Famosas por retardar o envelhecimento precoce, as oleaginosas possuem uma grande variedade de opções que vão desde as nozes, amêndoas, castanhas, avelã e até pistache. Esses alimentos são abundantes em flavonoides e compostos bioativos com propriedades farmacológicas que reduzem as chances de cânceres, como o de próstata, e elevam a qualidade do sêmen. 

3. Ovos e Peixes

Considerados "construtores", os ovos são fundamentais para a reposição do tecido muscular. Além de muito versátil na cozinha, o alimento é repleto de proteínas que ajudam no funcionamento da memória. Já o ômega 3, que não é produzido pelo corpo humano, é abundantemente encontrado nos peixes e oferece proteção cardiovascular e cerebral. Outro benefício é que ainda ajudam a evitar a calvície, problema que atinge 20% da população masculina.

4. Chocolates

Extremamente saborosos, os chocolates ainda favorecem à saúde do homem, inclusive na parte sexual. Isso porque o doce possui propriedades afrodisíacas, provenientes do triptofano, que estimulam a serotonina e melhoram o desempenho na cama. A iguaria também é rica em arginina, um aminoácido capaz de prolongar os estímulos de prazer. O tipo mais recomendado é o que contém mais de 70% de cacau. 

5- Frutas vermelhas

Morango, framboesa, amora, tomate, melancia e cereja são algumas das maiores fontes de antioxidantes e fitoquímicos do mundo. Quando bem inseridas na alimentação, essas frutas combatem infecções urinárias, regulam as funções metabólicas e diminuem a ação dos radicais livres. Outro benefício das frutas vermelhas, proveniente da vitamina C que muitas delas contêm, é que contribuem para melhorar a saúde da visão. A alta concentração de água também dá a esses alimentos um efeito diurético, reduzindo o inchaço do corpo.

Pontos moeda