Saúde

Por falta de insumos, alguns tratamentos de câncer serão suspensos no Hospital Santa Rita

Setores de Radioterapia, Quimioterapia e exames radiológicos como tomografia, ressonância e ultrassom não serão afetados

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Hospital Santa Rita

Pacientes com câncer que fazem tratamentos no Hospital Santa Rita, em Vitória, terão o atendimento suspenso a partir da próxima segunda-feira, dia 27. De acordo com informações do hospital, não há previsão de retorno dos atendimentos e exames realizados pelo setor de Medicina Nuclear.

A assessoria de imprensa do Hospital ressaltou que os setores de Radioterapia, Quimioterapia e exames radiológicos como tomografia, ressonância e ultrassom não serão afetados.

Foto: Divulgação Hospital Santa Rita

A suspensão das atividades se deve ao fato de o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) - órgão do governo federal, responsável pela produção de 85% dos radiofármacos que abastecem hospitais e clínicas de diagnóstico por imagem em todo o país - ter paralisado a produção sob a justificativa de falta de verba para a compra de insumos radiativos.

"O Hospital Santa Rita informa que, devido à paralisação da produção de radiofármacos pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), terá de suspender, a partir da próxima segunda-feira (27/09), o atendimento a pacientes que necessitam de exames e tratamentos com radiofármacos e radioisótopos pela Medicina Nuclear, sem previsão de retorno", diz a nota emitida pelo hospital.

Ainda de acordo com o Hospital Santa Rita, essa suspensão "afeta diretamente a realização dos exames de imagem e tratamento dos pacientes com câncer, a exemplo do iodo-131 utilizado na terapia da neoplasia diferenciada de tireoide".

Em nota, o Hospital Santa Rita afirma que "junto com sociedades médicas, busca meios para a solução do problema e o retorno, o mais rápido possível, à plena atividade da Medicina Nuclear". 

Pontos moeda