Saúde

Britney Spears: pode fazer Dieta da Água? Nutricionista explica truque para emagrecer

Cantora viralizou nas redes sociais ao revelar que só ia "comer" água a partir daquele momento, ficando em jejum, para perder peso rápido; entenda como e "cardápio"

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Instagram/Britney Spears

A pop star americana Britney Spears, de 41 anos de idade, é conhecida por seus vídeos de dança em sua sala de estar, frequentemente compartilhados no Instagram.

Porém, seus mais recentes stories na rede social chamaram a atenção por um motivo diferente: ela anunciou que estava iniciando uma dieta extrema, conhecida como "dieta da água", na qual se comprometia a ficar em jejum, exceto pelo consumo de líquidos.

Ao R7, a nutricionista Thais Barca esclarece que, do ponto de vista clínico, não existe uma dieta ou estratégia reconhecida como "dieta da água" entre os profissionais de saúde.

"O que conhecemos são dietas extremamente restritivas, à base de líquidos, inclusive sucos e sopas, mas nada específico de passar um dia inteiro em jejum à base de água."

LEIA TAMBÉM: Dieta da Bíblia: médica receita truque "seca barriga" para emagrecer 1 kg por dia

Esse tipo de dieta é geralmente realizado por um período limitado e com um objetivo de saúde específico, como pacientes em pré ou pós-operatório, aqueles com dificuldade de deglutição ou em algumas condições gastrointestinais, com o propósito de evitar a irritação dos órgãos. 

Nesses casos, a indicação é geralmente feita por um período de uma semana.

A nutricionista Gabriela Cilla também enfatiza ao R7 que esse tipo de dieta não deve ser adotado.

"Nenhuma dieta restritiva, ou que tenha base em uma grande restrição alimentar que possa induzir a uma hipoglicemia de rebote ou um aumento da concentração de água dentro das células, podendo causar uma hemorragia, deve ser feita. E, principalmente, sem uma recomendação nutricional e/ou médica, e sem observação contínua."

Thais destaca ao R7 que essa dieta restritiva pode levar à desnutrição devido à falta de ingestão de vitaminas, fraqueza muscular, perda excessiva de peso, diminuição da massa muscular, problemas cardíacos e desequilíbrio.

LEIA TAMBÉM: Nutricionista receita chá de banana que emagrece 1 kg por dia: "Melhor que Ozempic"

Ela sugere que, no caso da cantora, a água poderia estar sendo usada como um meio para suprimir a fome.

Portanto, devido aos riscos envolvidos e à falta de evidências de benefícios, não há período seguro para a realização desse tipo de dieta.

"Dessa forma, de maneira restritiva, extremamente difícil e imprudente, [esse tipo de dieta] não deve ser feito de maneira alguma e por ninguém. O jejum pode ser praticado de maneira saudável, no caso do jejum intermitente, desde que seja corretamente distribuído ao longo do dia, e sem a privação de alimentos", esclarece Gabriela.

Thais acrescenta que dietas restritivas não são adequadas, principalmente para gestantes, idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.

Ambas as nutricionistas reiteram que a "dieta da água" não proporciona benefícios à saúde e pode causar malefícios.

LEIA TAMBÉM: Dieta Mediterrânea: o que é? Veja receita para emagrecer e o que pode comer

Gabriela adverte ainda que qualquer estratégia que promova uma perda de peso rápida não é sustentável. 

"Tudo o que proporciona milagres é imprudente e não funciona. Tem que ser feito de maneira gradual, com orientação e de forma que o paciente se adapte às mudanças alimentares facilmente."

DIETA DO SEXO

Se três minutos é podcast, como fazer a Dieta do Sexo?

Essa é uma tendência entre celebridades como Kim Kardashian e Cameron Diaz, que afirmam perder peso por meio de relações sexuais de até cinco horas, realizadas três vezes por semana, alegando que isso queima até 8 mil calorias e está alinhado a uma alimentação inadequada.

Contudo, vale questionar se essa abordagem realmente funciona. Para esclarecer a dieta, a sexóloga e sócia diretora da Exclusiva Sex1, Camila Gentile, explicou ao Giro Marilia como o sexo influencia a saúde humana.

LEIA TAMBÉM: Dieta: nutricionista ensina truque para emagrecer 1 kg por semana

De acordo com a especialista, um estudo conduzido pela Universidade de Montreal, no Canadá, sugere que o sexo contribui para a perda de peso, queimando algumas calorias.

"O sexo pode queimar calorias, porém isso vai variar da posição e intensidade dos envolvidos no ato. Essa prática pode ter uma queima em mulheres de 70 calorias e homens, 100 calorias", disse.

Apesar do conceito da "Dieta do Sexo" envolver uma alimentação descontrolada, Camila ressalta ao Giro Marilia que durante o ato sexual é crucial manter uma alimentação adequada, caso contrário, isso pode impactar várias funções do corpo.

"Dependendo do que ingere, as secreções podem ter alterações de odores. Outro ponto é que se o indivíduo não mantém uma alimentação equilibrada, isso pode alterar a produção de alguns neurotransmissores que podem alterar o desempenho e a fertilidade", explica a especialista.

LEIA TAMBÉM: Ozempic? Diabetes: veja o que é bom contra doença e benefícios de "remédio natural"

Apesar de o sexo queimar calorias, não é uma abordagem apropriada para perda de peso. De acordo com a sexóloga, transar por longos períodos pode resultar em lesões nas áreas genitais, além de aumentar o risco de transmissão de doenças.

"Por incrível que pareça, isso não é algo tão saudável como a grande maioria acredita. Transar por longos períodos pode ocasionar micro fissuras devido ao atrito. Isso pode ocasionar em uma maior exposição às IST'S, que são infecções sexualmente transmissíveis", comenta.

Além disso, embora o ato sexual seja prazeroso, outros especialistas, como o médico Leonardo Valladão, enfatizam que a prática regular de exercícios físicos é mais eficaz para perda de peso, quando combinada com uma alimentação saudável.

Segundo o Giro Marilia, atividades como ciclismo e corrida intensa podem queimar até 350 calorias em apenas 30 minutos.

LEIA TAMBÉM: Dieta vegana emagrece 1 kg por dia mesmo? Veja o que é, receita e se funciona

Pontos moeda