Saúde

Pode? Dieta do Sexo: famosas perdem até 8 mil calorias; veja como é

Famosas como Kim Kardashian e Cameron Diaz afirmam que truque é o segredo para deixar o corpo definido em dia; veja o que é e como funciona

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Freepik - @yanalya

Se três minutos é podcast, como fazer a Dieta do Sexo?

Essa é uma tendência entre celebridades como Kim Kardashian e Cameron Diaz, que afirmam perder peso por meio de relações sexuais de até cinco horas, realizadas três vezes por semana, alegando que isso queima até 8 mil calorias e está alinhado a uma alimentação inadequada.

LEIA TAMBÉM: Nutricionista receita chá de banana que emagrece 1 kg por dia: "Melhor que Ozempic"

Contudo, vale questionar se essa abordagem realmente funciona. Para esclarecer a dieta, a sexóloga e sócia diretora da Exclusiva Sex1, Camila Gentile, explicou ao Giro Marilia como o sexo influencia a saúde humana.

De acordo com a especialista, um estudo conduzido pela Universidade de Montreal, no Canadá, sugere que o sexo contribui para a perda de peso, queimando algumas calorias.

"O sexo pode queimar calorias, porém isso vai variar da posição e intensidade dos envolvidos no ato. Essa prática pode ter uma queima em mulheres de 70 calorias e homens, 100 calorias", disse.

LEIA TAMBÉM: Virou febre! Veja como fazer receita do chá da banana que promete emagrecer rápido

Apesar do conceito da "Dieta do Sexo" envolver uma alimentação descontrolada, Camila ressalta ao Giro Marilia que durante o ato sexual é crucial manter uma alimentação adequada, caso contrário, isso pode impactar várias funções do corpo.

"Dependendo do que ingere, as secreções podem ter alterações de odores. Outro ponto é que se o indivíduo não mantém uma alimentação equilibrada, isso pode alterar a produção de alguns neurotransmissores que podem alterar o desempenho e a fertilidade", explica a especialista.

Apesar de o sexo queimar calorias, não é uma abordagem apropriada para perda de peso. De acordo com a sexóloga, transar por longos períodos pode resultar em lesões nas áreas genitais, além de aumentar o risco de transmissão de doenças.

"Por incrível que pareça, isso não é algo tão saudável como a grande maioria acredita. Transar por longos períodos pode ocasionar micro fissuras devido ao atrito. Isso pode ocasionar em uma maior exposição às IST'S, que são infecções sexualmente transmissíveis", comenta.

LEIA TAMBÉM: Dieta vegana emagrece 1 kg por dia mesmo? Veja o que é, receita e se funciona

Além disso, embora o ato sexual seja prazeroso, outros especialistas, como o médico Leonardo Valladão, enfatizam que a prática regular de exercícios físicos é mais eficaz para perda de peso, quando combinada com uma alimentação saudável.

Segundo o Giro Marilia, atividades como ciclismo e corrida intensa podem queimar até 350 calorias em apenas 30 minutos.

DIETA DA BÍBLIA

Para a nutricionista clínica funcional Gisela Savioli, emagrecer exige desinchar. Em sua experiência própria, a também fitoterapeuta desinflamou 12 quilos nos últimos tempos, estando na menopausa aos 68 anos de idade.

De acordo com os ensinamentos da especialista, isso só é possível quando você para de alimentar os quilinhos extras com desinformação e segue os 4 passos essenciais para o emagrecimento estratégico em 3 meses.

PASSO 1: Insira um café anti-inflamatório na sua rotina

Trocar o café com leite e pão com margarina por um café da manhã anti-inflamatório. "Tira aquele pãozinho, que simplesmente é caloria vazia, e colocar tubérculos", disse Gisela.

De acordo com a fitoterapeuta, tudo que está na natureza tem muito mais mineiras. É somente uma questão de organização e da maneira que você colhe os alimentos da sua horta, por exemplo.

Outros alimentos super bem-vindos na sua rotina matinal, são os ovos (aquele mexidinho bem cedo, que delícia!) e os abacates, cuja a gordura dá saciedade e administra de forma maravilhosa o cortisol que você gerou pelo estresse.

LEIA TAMBÉM: Orlistate: veja o que é substância e como funciona remédio que promete emagrecer

PASSO 2: Monte seu prato seguindo a Dieta da Bíblia

Siga a "Dieta da Bíblia" durante o almoço e a janta. Como assim? "Vá vem Gênesis. O que foi que Deus fez em primeiro lugar para nós comermos? Tá lá no terceiro dia: legumes, verduras e frutas", explicou a nutricionista.

"No quinto dia, qual foi a proteína principal? Peixes. Depois as aves e, consequentemente, os ovos. Somente no sexto dia o restante das proteínas e as carnes que chamamos de vermelhas", disse.

Gisela comenta que as carnes vermelhas não são proibidas em uma dieta, mas não devem ser usadas no almoço e no jantar durante sete dias da semana. Ela afirma que temos que fazer o rodízio dos alimentos.

LEIA TAMBÉM: "Ozempic natural": veja receita de chá para tirar inchaço na barriga, gases e promete emagrecer

Faça o seu prato com 80% com o que tá no 3º dia da bíblia (legumes, verduras e frutas) e 20% com proteínas (peixes, ovos e carnes).

PASSO 3: Investir em sobremesas anti-inflamatórias

Uma alimentação anti-inflamatória não é, de jeito nenhum, um sinônimo de alimentação sem gosto e sem variedades. Muito pelo contrário. Segundo Gisela, você tem uma natureza a sua disposição.

"Dois alimentos que são muito interessantes, principalmente quando você tem problemas digestivos, é o mamão, que tem papaína como a sua enzima para ajudar na digestão de alimentos, e o abacaxi, por causa da bromelina", explicou.

LEIA TAMBÉM: Elimina 20 kg mesmo? Com chá de banana, veja receita original de suco para emagrecer

Resumindo tudo, vamos lá! Pegue o abacate delicioso e maduro (nada de leite e açúcar, hein), se quiser vale uma boa colher de cacau em pó, e no final você terá um belo mousse de chocolate! Quer coisa melhor?

Você pode até adoçar a sobremesa com um pouco de mel, mas Gisela pede que comece a diminuir um pouco o doce levado na alimentação. Dessa forma, você vai acostumando a saborear o doce natural dos alimentos.

PASSO 4: Ative estratégias de queima de gordura dormindo

A vantagem de fazer atividade física é que você vai dormir depois e a natureza está a seu favor, ajudando e acelerando os músculos.

"É fundamental a musculação, principalmente para nós mulheres que reclamamos tanto de osteoporose e azotemia quando entramos na menopausa", contou a fitoterapeuta.

Para a especialista, dormir é o primeiro nutriente. "Eu não consigo fazer nada com o meu paciente, se ele não tiver uma boa noite de sono. Aquele sono reparador", disse.

De acordo com Gisela, os artigos científicos são unânimes em associar o sono com a boa saúde, a boa produção de hormônios, o crescimento dos seus músculos, entre outros. "Repare que quem tem muita dor, dorme mal".

LEIA TAMBÉM: Veja tudo o que você precisa saber sobre a abdominoplastia