Na data em que é celebrado o Dia Mundial do Coração, 29 de setembro, um dado é preocupante: o infarto do miocárdio é a doença que mais levou capixabas ao óbito no ano passado. Em 2022, foram 1.993 mortes registradas. Neste ano, até início de agosto, já são 824. Além disso, quando o assunto é ‘doenças cardiovasculares’, ocupa o segundo lugar no ranking das internações no Estado.
De acordo com os dados iniciais do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), elas permanecem como a principal causa em 2023.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
As informações divulgadas pela secretaria de Estado da Saúde (Sesa) chamam a atenção para a necessidade de reforçar medidas importante de prevenção à saúde do coração.
Segundo Aldo Lugão de Carvalho, médico cardiologista e referência técnica da Gerência de Políticas e Organização de Redes de Atenção à Saúde (Geporas), da Secretaria da Saúde, o mau funcionamento do coração compromete todo o organismo. Cuidados que devem ser abraçados desde a infância e ao longo de toda a vida de um indivíduo.
“Independentemente da idade, é ideal que busquemos para o nosso dia a dia a prática de atividade física regular, a redução do estresse e uma alimentação saudável, além do controle do colesterol. São hábitos que precisamos reforçar para mantermos a saúde do coração adequada e assim reduzir consideravelmente as internações e os óbitos”, explicou o médico.
Cardiopatias: 2ª principal causa de internações no ES pelo SUS
As cardiopatias, também conhecidas como doenças do aparelho circulatório, ocupam a segunda posição no que se refere às internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As informações são do Sistema de Informações Hospitalares (SIH). Elas ficam atrás apenas das internações relacionadas a causas externas, como acidentes e violência.
NÚMEROS / DOENÇAS DO CORAÇÃO
*Em 2022: 30.078 internações por doenças do coração o que representa uma média de 82 internações diárias;
*Em 2023: de janeiro a julho, 17.059 internações.
ÓBITOS
*Em 2022: 7.618 mortes;
*Em 2023, até o início de agosto: 3.582 óbitos. Segundo a Sesa, os dados (preliminares) são do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).
Veja 8 dicas para você evitar doenças do coração
Alguns cuidados simples tornam-se importantes ferramentas para a manutenção da saúde do coração.
1. Adote uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras, legumes e proteínas. Portanto, faça refeições saudáveis;
2. Pratique exercícios físicos com regularidade;
3. Mantenha a pressão arterial e o colesterol controlados;
4. Vá ao médico regularmente;
5. Procure reduzir o estresse;
6. Abandone o tabagismo;
7. Controle o seu peso;
8. Durma bem.
LEIA MAIS: Como evitar a insuficiência cardíaca, doença que levou Faustão ao transplante
Insuficiência cardíaca: apresentador Faustão precisou de transplante
Após ser diagnosticado com um quadro grave de insuficiência cardíaca no início do mês de agosto, o apresentador Fausto Silva, 73 anos, foi submetido a um transplante do coração. Na ocasião, o hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde ficou internado, informou que o procedimento foi realizado com sucesso. A cirurgia foi realizada no dia 27 de agosto e completou uma mês esta semana.
Como evitar a insuficiência cardíaca
Assim como para a maioria das outras doenças cardiovasculares, a prevenção é fundamental para evitar a insuficiência cardíaca. Adotar um estilo de vida saudável, restringindo o consumo de gorduras, açúcares e bebidas alcóolicas também é importante.
LEIA TAMBÉM: Wegovy: injeção emagrecedora agora também para adolescentes; entenda
*Com informações da Sesa-ES