DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO

Infarto é a doença que mais mata no ES; veja cuidados para prevenir

Segundo a secretaria de Estado da Saúde, em 2022, 1.993 óbitos por infarto foram registrados no Espírito Santo. Neste ano, até início de agosto, já são 824 mortes

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Freepik

Na data em que é celebrado o Dia Mundial do Coração, 29 de setembro, um dado é preocupante: o infarto do miocárdio é a doença que mais levou capixabas ao óbito no ano passado. Em 2022, foram 1.993 mortes registradas. Neste ano, até início de agosto, já são 824. Além disso, quando o assunto é 'doenças cardiovasculares', ocupa o segundo lugar no ranking das internações no Estado.

De acordo com os dados iniciais do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), elas permanecem como a principal causa em 2023.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

As informações divulgadas pela secretaria de Estado da Saúde (Sesa) chamam a atenção para a necessidade de reforçar medidas importante de prevenção à saúde do coração.

Segundo Aldo Lugão de Carvalho, médico cardiologista e referência técnica da Gerência de Políticas e Organização de Redes de Atenção à Saúde (Geporas), da Secretaria da Saúde, o mau funcionamento do coração compromete todo o organismo. Cuidados que devem ser abraçados desde a infância e ao longo de toda a vida de um indivíduo.

Independentemente da idade, é ideal que busquemos para o nosso dia a dia a prática de atividade física regular, a redução do estresse e uma alimentação saudável, além do controle do colesterol. São hábitos que precisamos reforçar para mantermos a saúde do coração adequada e assim reduzir consideravelmente as internações e os óbitos”, explicou o médico.

Cardiopatias: 2ª principal causa de internações no ES pelo SUS

As cardiopatias, também conhecidas como doenças do aparelho circulatório, ocupam a segunda posição no que se refere às internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As informações são do Sistema de Informações Hospitalares (SIH). Elas ficam atrás apenas das internações relacionadas a causas externas, como acidentes e violência.

NÚMEROS / DOENÇAS DO CORAÇÃO

*Em 2022: 30.078 internações por doenças do coração o que representa uma média de 82 internações diárias; 
*Em 2023: de janeiro a julho, 17.059 internações.

ÓBITOS

*Em 2022: 7.618 mortes;
*Em 2023, até o início de agosto: 3.582 óbitos. Segundo a Sesa, os dados (preliminares) são do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).

Veja 8 dicas para você evitar doenças do coração

Alguns cuidados simples tornam-se importantes ferramentas para a manutenção da saúde do coração. 

1. Adote uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras, legumes e proteínas. Portanto, faça refeições saudáveis;
2. Pratique exercícios físicos com regularidade;
3. Mantenha a pressão arterial e o colesterol controlados;
4. Vá ao médico regularmente;
5. Procure reduzir o estresse;
6. Abandone o tabagismo;
7. Controle o seu peso;
8. Durma bem.

LEIA MAIS: Como evitar a insuficiência cardíaca, doença que levou Faustão ao transplante

Insuficiência cardíaca: apresentador Faustão precisou de transplante

Após ser diagnosticado com um quadro grave de insuficiência cardíaca no início do mês de agosto, o apresentador Fausto Silva, 73 anos,  foi submetido a um transplante do coração. Na ocasião, o hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde ficou internado, informou que o procedimento foi realizado com sucesso. A cirurgia foi realizada no dia 27 de agosto e completou uma mês esta semana. 

Como evitar a insuficiência cardíaca

Assim como para a maioria das outras doenças cardiovasculares, a prevenção é fundamental para evitar a insuficiência cardíaca. Adotar um estilo de vida saudável, restringindo o consumo de gorduras, açúcares e bebidas alcóolicas também é importante.

LEIA TAMBÉM: Wegovy: injeção emagrecedora agora também para adolescentes; entenda

*Com informações da Sesa-ES

Pontos moeda