Saúde

Vai correr as Dez Milhas? Ortopedista explica como evitar dores nas costas

Saiba qual o melhor calçado usar, a importância do repouso após a prova, como fortalecer os músculos e prevenir quadros de dores ou possíveis lesões

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Zoom Filmes|Divulgação Dez Milhas Garoto

A corrida de rua e as provas tão populares fazem parte da sua rotina de exercícios? Se a resposta for sim, você pode até não saber (até ler essa matéria), mas para quem gosta de superar metas, eventos como a Dez Milhas Garoto, que acontece no próximo domingo (24), com largada em Vitória, tornam-se excelentes oportunidades para se colocar à prova. 

Por se tratar de uma atividade aeróbica e de impacto, planejamento e disciplina são indispensáveis antes, durante e depois da corrida. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

“É uma atividade de impacto, ainda mais quando realizada em pisos duros como o asfalto. No entanto, vale ressaltar que ela por si só não predispõe dores da coluna, mas pode piorar para aqueles que já possuem algum tipo de problema e pretendem realizá-la sem avaliação médica e acompanhamento de um profissional de educação física e/ou fisioterapia”, afirma o ortopedista membro da Sociedade Brasileira de Coluna, Lourimar Tolêdo.

Então, o que fazer para evitar quadros de dores ou possíveis lesões? Em primeiro lugar deve-se escolher um calçado adequado para a prática esportiva, que no caso são os tênis. 

“O calçado adequado para corrida é aquele que tem um amortecimento capaz de absorver o impacto no piso em que ele for utilizado. Portanto, o amortecimento para quem corre no asfalto deve ser maior do que aquele de quem pratica o esporte na areia da praia, por exemplo”, orienta o médico.

Não deixe de repousar

Um outro ponto muito importante está diretamente ligado ao repouso. Isso mesmo! Corrida concluída é sinônimo de descanso. Ele será fundamental para que você perceba e assimile as dores e as limitações: 

“Quando se trata de uma maratona, é preciso ter um tempo de repouso. Não é preciso se sentir mal caso surjam pequenas dores musculares, porque isso é normal. Mas, caso ela se torne persistente, é necessário procurar um especialista. Precisamos sempre cuidar do nosso corpo para evitar lesões”, pontua.

Dicas para evitar dores na coluna durante e após a corrida

* Escolha um calçado confortável e adequado;

* Faça musculação: associe fortalecimento abdominal e lombar;

* Caso tenha dor lombar ou cervical, faça uma avaliação com um médico especialista em coluna;

* Lembre-se que corrida não é contraindicada para quem tem dor nas costas e nem para quem já foi operado da coluna;

*Pratique a corrida no mínimo 2 vezes na semana.

80% da população mundial sofrerá com dores nas costas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta preocupante, revelando que 80% da população mundial enfrentará dores na coluna em algum ponto de suas vidas. Esse dado alarmante destaca a importância de tomar medidas preventivas para proteger a saúde da coluna.

De acordo com especialistas em saúde, a chave para mitigar esse problema reside na combinação de atividades aeróbicas com exercícios que fortalecem os músculos do abdome e da região lombar. Essa abordagem visa fortalecer a estrutura de suporte da coluna vertebral, reduzindo assim o risco de dores e lesões.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
O ortopedista Lourimar Toledo alerta que é normal surgirem pequenas dores musculares, mas é preciso buscar ajuda caso persistam.

Lourimar explica que a prática regular de atividades aeróbicas, como caminhada, corrida ou natação, é benéfica para a saúde cardiovascular e a manutenção do peso. 

No entanto, enfatiza que essas práticas devem ser complementadas com exercícios que visem o fortalecimento dos músculos que sustentam a coluna.

O abdômen e a região lombar desempenham um papel fundamental na estabilização da coluna vertebral e um abdome forte oferece suporte adicional ao tronco. O especialista recomenda a inclusão de exercícios como pranchas, abdominais e levantamento de peso leve na rotina de exercícios para fortalecer essas áreas críticas.

Prevenção

A prevenção é a chave para evitar problemas futuros na coluna, e adotar uma abordagem equilibrada que inclua tanto atividades aeróbicas quanto o fortalecimento muscular pode ajudar a manter uma coluna saudável ao longo da vida. 

Portanto, é fundamental que as pessoas adotem um estilo de vida ativo e consultem um profissional de saúde ou fisioterapeuta para orientação personalizada sobre exercícios adequados à sua condição física e necessidades individuais. Afinal, a saúde da coluna é essencial para uma vida plena e sem dores.

“O corredor deve ficar atento se há piora da dor com os treinos. Caso haja, ele deve ser avaliado por um especialista em doenças da coluna”, conclui.

LEIA TAMBÉM: Onda de calor e risco de baixa umidade do ar; saiba como se proteger

Pontos moeda