Bumbum lá em cima! Como aumentar e dar um pump no corpo antes do verão
Estimativas apontam que o Brasil lidera o ranking mundial de cirurgias de glúteo, com um crescimento de 13,5% em 2024
À medida que o verão se aproxima, a procura por procedimentos estéticos, incluindo a cirurgia plástica, aumenta consideravelmente em todo o Brasil. O país, inclusive, segundo o último levantamento da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), segue ocupando a liderança no ranking de plásticas realizadas.
Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica revelam que os meses que antecedem a estação mais quente do ano, registram um aumento de até 30% na procura pela lipoaspiração, aumento de mama e abdominoplastia.
>> Saiba os benefícios para sua saúde ao trocar o elevador pela escada
>> Cigarro eletrônico pode causar bruximo? Veja sintomas e tratamentos
>> Como controlar o colesterol sem remédios: 5 estratégias eficazes
Em meio a grande variedade de opções disponíveis par quem busca uma melhora na autoestima e na aparência, um procedimento ganha grande destaque nessa época do ano: a gluteoplastia, que nada mais é que o aumento do bumbum.
Somente em 2024, o número de cirurgias de glúteo cresceu 13,5%, passando de 175 mil intervenções realizadas em 2023 para 199 mil neste ano. Um fenômeno, na avaliação do cirurgião plástico, Ariosto Santo.
"Se somarmos os números do segundo, terceiro, quarto e quinto países que mais realizam cirurgias de prótese de glúteo, ainda assim não alcançamos o volume de intervenções feitas no Brasil. Esse dado reflete a importância da cultura estética nacional e o nível técnico avançado dos nossos profissionais", destaca.
Para o médico, a alta demanda também está relacionada a técnicas cada vez mais modernas desenvolvidas pelos cirurgiões brasileiros. Além disso, a segurança dos procedimentos diante dos avanços tecnológicos costumam atrair mais adeptos.
"Os cirurgiões brasileiros têm refinado as técnicas e desenvolvido próteses que proporcionam resultados cada vez mais naturais e satisfatórios, tornando-se exemplo para o resto do mundo".
De modo geral, a gluteoplastia é realizada por meio da colocação de um implante de prótese de silicone na região dos glúteos. Existe ainda a opção do enxerto de gordura que é retirado através da lipoaspiração de outra área do corpo.
Para o implante de silicone, o cirurgião faz incisões pequenas em determinada região das nádegas para colocar os implantes. O procedimento é feito por um cirurgião plástico e em um centro cirúrgico.
A anestesia pode ser geral ou peridural e o tempo médico de duração fica em torno de 2 a 4 horas. Sempre antes do procedimento o paciente passa por avaliações e exames para detectar possíveis problemas de saúde que possam inviabilizar a cirurgia.
Procedimentos menos invasivos
Para quem prefere procedimentos menos invasivos, a lista de tratamentos estéticos é bem vasta. Massagens modeladoras, ventosas, ácido hialurônico e lipocavitação são alguns dos inúmeros disponíveis nas clínicas dermatológicas.
Porém, é importante destacar que para melhores resultados, até mesmo mais duradouros, o paciente deve combinar a prática regular de exercícios e uma alimentação balanceada a qualquer modelo de tratamento escolhido.
Faça em casa: 3 exercícios para levantar o bumbum
Alguns exercícios podem ajudar você a tonificar e fortalecer o bumbum. O melhor de tudo é que são simples e podem ser feitos em casa mesmo. Nós separamos 3 dicas práticas para você colocar em prática agora mesmo. Veja:
1. Quatro apoios: em posição de quatro apoios levante a perna na linha da coluna e retorno à posição inicial. Faça 3 séries com 12 repetições. Para aumentar a resistência e deixar o exercício mais intenso, você pode usar uma elástico próprio para atividades físicas, como o da foto acima;
2. Agachamento com salto: afaste os pés deixando-os alinhados com o quadril. Em seguida, imagine-se sentando em uma cadeira: flexione os joelhos, empine levemente o bumbum e faça o movimento de descida. Suba em seguida. Faça 3 séries com 12 repetições;
3. Subir em um banco ou step: primeiro posicione-se de frente para o banco ou cadeira. Assegure-se que ele está bem firme no chão e não existe o risco de escorregar para frente durante a execução do exercício.
Em seguida, levante a perna direita e a apoie em cima do banco. Suba, apoiando-se nas duas pernas. Desça e repita o movimento. Faça 3 séries com 12 repetições. Mas atenção! Se você é iniciante, começa com um step ou banco mais baixe e somente depois, vá aumentando a altura e consequentemente o grau de dificuldade.
Procurar orientação de um educador físico antes de iniciar a prática de qualquer exercício é fundamental para evitar riscos de lesões. No caso de suspeita de problemas de saúde, buscar informações com um médico de confiança evitará problemas mais sérios.