Cigarro eletrônico pode causar bruximo? Veja sintomas e tratamentos
Assim como outros tipos de cigarro, os também conhecidos como 'vapes' possuem substâncias cancerígenas, causam grande dependência e prejudicam a saúde bucal
O cigarro é responsável pela maior causa de mortes evitáveis no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Reconhecida como doença crônica, o tabagismo é causado pela dependência à uma substância chamada nicotina, presente em produtos feitos com tabaco.
Apesar de proibidos no Brasil, os cigarros eletrônicos ainda são facilmente encontrados em festas, nos bares, tabacarias e até mesmo nas portas das escolas. Nem de longe lembram o cigarro convencional: deixam uma fumaça intensa, bem branca e ainda são comercializados com "sabores e cheiros" variados.
>> Nutricionista revela: quais pães pode comer na dieta?
>> Diabetes não é causado por vermes, reforçam entidades de saúde: 'Completo absurdo'
>> Especialista revela método caseiro simples para manter a glicose sempre em 80
De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) são vários os tipos de cigarros eletrônicos.
Todos eles são muito nocivos à saúde. Isso por que eles possuem "quantidades variáveis de nicotina e outras substâncias tóxicas, tornando suas emissões prejudiciais tanto para quem faz o uso direto quanto para quem é exposto aos aerossóis", descreve a organização.
Câncer de pulmão, traqueia, bexiga e boca, além de enfisema, bronquite, asma e doenças cardiovasculares são apenas alguns dos inúmeros problemas de saúde decorrentes do tabagismo.
E como se não bastasse, o consumo dos também chamados vapes está associado ao bruxismo do sono. O motivo? Um "aumento da atividade muscular e dopaminérgica causado pela nicotina presente neles".
Mas o que é o bruxismo? Trata-se do ato de ranger os dentes, de modo geral, no período noturno, durante o sono. O problema pode desencadear dores de cabeça e desgaste dos dentes. As articulações dos ossos da face também podem ser prejudicados.
Tratamento para bruxismo
A cirurgiã-dentista com PhD em odontologia, Andrea Melo, responsável pela criação de um método exclusivo de tratamento de bruxismo, conta que para controlar o problema é preciso ter alguns pilares.
“Após concluir o tratamento, o paciente segue por três meses as mudanças recomendadas, incluindo o uso de suplementos e diferentes placas. Depois, é feito um acompanhamento, onde a situação do paciente é avaliada regularmente para ajustar, direcionar ou até suspender a suplementação conforme necessário”, explica.
Sintomas do bruxismo
. Dor na mandíbula ao acordar ou ao longo do dia;
. Desgaste dos dentes, causando uma aparência mais achatada ou sensível;
. Dores de cabeça frequentes, especialmente ao despertar;
. Dores no ouvido sem infecção aparente;
. Distúrbios do sono, como acordar frequentemente durante a noite.
Confira algumas dicas para deixar de fumar
Mudança de vida, hábitos novos, preencher o tempo ocioso são algumas orientações para quem está no processo de se libertar do vício do cigarro. Medicações e consultas com psiquiatra também podem se fazer necessárias, dependendo de cada caso.
Porém, algumas dicas simples podem fazer grande diferença na hora de vencer o tabagismo. Confira abaixo:
- Procure ocupar o tempo livre;
- Faça uma atividade física;
- Evite o café! Troque a bebida por chás, leite ou sucos, por exemplo;
- Masque chicletes, cravo e até canela em casca;
- Jogue fora todo o cigarro que tiver em casa;
- Elimine tudo que faça referência ao cigarro: cinzeiros, isqueiros;
- Terminou uma refeição? Levante da mesa, escove os dentes e beba água;
- Evite ficar perto de outros fumantes;
- Adote uma alimentação equilibrada.