Doenças do coração são as que mais matam no ES; entenda
Somente no ano passado, 7.415 pessoas perderam as vidas, vítimas de enfermidades do aparelho circulatório
Os números chamam a atenção para um realidade preocupante: as doenças cardiovasculares ocupam a primeira posição na causa de mortes entre todas as doenças no estado. Até o fim do mês de agosto deste ano, 4.056 óbitos foram registrados. Uma média de 16 mortes por dia decorrentes de problemas no coração.
Os dados, disponibilizados pela secretaria de Estado da Saúde (Sesa-ES), constam no Sistema de Informações de Mortalidade (SIM). Em 2023, 7.415 pessoas perderam as vidas vítimas de enfermidades do aparelho circulatório.
>> Tudo sobre a dieta carnívora: o que é, cardápio e benefícios
>> Brasil supera marca de mil casos de mpox em 2024
>> Hipertensão sem controle aumenta o risco de AVC a longo prazo
Entre os tipos de distúrbios do coração, o infarto agudo do miocárdio é a principal causa de mortes, com 868 casos computados até agora. Em 2023, foram 1.894. No segundo lugar no ranking da causa de mortes, aparece a doença cardíaca hipertensiva, com 421 mortes, em 2024, e 1.285, no ano passado.
Dados de cirurgias cardíacas pelo SUS no Espírito Santo
* 2023: 1.886 cirurgias;
* 2024: 1.612 (até 10 de setembro de 2024).
Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), apontam que cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração. Por ano, cerca de 400 mil pessoas morrem em decorrência dessas enfermidades. O número corresponde a 30% de todas as mortes registradas no país.
A prevenção e o diagnóstico precoce aparecem como os principais meios de evitar mortes pelas doenças do aparelho circulatório. Isso quer dizer que, o quanto antes uma determinada condição for constatada, maiores serão as chances de tratamento.
E atenção aos sinais: enjoo, cansaço excessivo, falta de ar, tontura e até mesmo depressão podem ser um alerta para doença cardíaca.
Dicas para você evitar doenças do coração
Não há mistério! Manter um estilo de vida saudável, com rotina de atividades físicas e boa alimentação contribui bastante para a prevenir doenças do coração. Largar hábitos nocivos, como o tabagismo, por exemplo, e manter o corpo bem hidratado, é fundamental.
Um outro ponto importante é identificar doenças que podem levar a tratamentos que diminuam as chances de eventos inesperados. Existem medicações, procedimentos como cateterismo e cirurgias.
1. Cuide da sua alimentação: adote uma dieta balanceada, rica em frutas, verduras, legumes e proteínas;
2. Faça exercícios físicos regularmente;
3. Mantenha a pressão arterial e o colesterol controlados;
4. Mantenha o check-up médico em dia ;
5. Reduza o estresse o máximo;
6. Abandone o tabagismo;
7. Controle o seu peso;
8. Durma bem.