Saúde

Melhor que omeprazol! Receita de chá natural melhora gastrite e até emagrece

O chá de espinheira-santa com as folhas de hortelã funciona melhor que remédios de farmácia; veja receita e como tomar

Leiri Santana

Redação Folha Vitória
Foto: Banco de imagem

Dor no estômago, inchaço, gastrite, queimação e má digestão podem ser resolvidos apenas com uma xícara de chá. Recentemente, um médico viralizou nas redes sociais após divulgar uma receita que promete acabar com esses desconfortos. 

O chá de espinheira-santa com as folhas de hortelã funcionam 10x mais que o omeprazol, isso porque além da combinação, ter compostos que ajudam na digestão, o uso de chás é sempre uma boa opção para quem prefere cuidados naturais.

LEIA TAMBÉM:

Inflação em alta: poder de compra dos brasileiros será reduzido?

Shot matinal para eliminar a pochete e emagrecer: veja receita com chia e benefícios

Saiba como utilizar a calculadora de gasto calórico para emagrecer



Aprenda a tomar o chá:

Ingredientes

• 1 punhado de espinheira-santa;

• 1 saquinho de chá de hortelã;

• 500 ml de água.

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes na água e deixe ferver. Assim que fervido, coe, espere esfriar e beba 2x ao dia.

O QUE É ESPINHEIRA-SANTA?

Segundo o Portal Tua Saúde a espinheira-santa, pertencente à espécie Maytenus ilicifolia, é uma planta medicinal rica em flavonoides, taninos e triterpenos, compostos conhecidos por suas propriedades antioxidantes, cicatrizantes e protetoras do estômago. Por essas características, ela é amplamente utilizada como remédio caseiro para ajudar no tratamento de condições como úlcera gástrica, azia, gastrite, acne e eczema.

LEIA TAMBÉM:

Quais benefícios de beber água com sal? Médico ensina solução caseira

Hérnia de disco tem cura? Entenda o que é e qual o melhor tratamento

Estresse engorda? Veja 5 sinais silenciosos e qual o melhor tratamento

As folhas da espinheira-santa são a parte mais utilizada, de onde são extraídas as substâncias ativas. Elas podem ser consumidas na forma de chá, aplicadas em compressas, ou usadas como extrato fluido e cápsulas, disponíveis em ervanárias ou lojas de produtos naturais.

Apesar dos benefícios para a saúde, o uso da espinheira-santa não substitui o tratamento médico convencional e deve ser realizado com a orientação de um médico ou outro profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais.

BENEFÍCIOS DA ESPINHEIRA-SANTA

Confira alguns benefícios da planta: 

Combate ao H. pylori

Pesquisas mostram que a espinheira-santa possui propriedades antibacterianas, tornando-a eficaz no combate à infecção pela bactéria H. pylori, que pode causar lesões e úlceras no estômago.

Auxílio no tratamento do câncer

Estudosutilizando células de câncer de pulmão, mama e fígado sugerem que a espinheira-santa pode diminuir a proliferação de células cancerosas, graças à presença do triterpenoide pristimerina. No entanto, pesquisas em humanos são necessárias para confirmar esse benefício.

Melhora do funcionamento intestinal

A espinheira-santa possui uma leve ação laxativa, o que pode auxiliar no tratamento de casos de constipação leve a moderada, sendo útil para melhorar o funcionamento intestinal.

Ação diurética

Com uma leve ação diurética, a espinheira-santa ajuda a eliminar o excesso de líquidos do corpo, sendo útil no tratamento de retenção de líquidos e infecções urinárias, mantendo o trato urinário limpo.

Ajuda na cicatrização da pele

A espinheira-santa possui propriedades analgésicas e cicatrizantes, que, quando aplicadas na pele, podem ser benéficas no tratamento de condições como eczema e acne.

Combate a infecções bacterianas

Estudos mostram que a espinheira-santa contém substâncias antimicrobianas, como maitenina e friedelina, que ajudam a combater bactérias.