Saúde

Tem enxaqueca? Aprenda 4 alongamentos simples para aliviar a dor

Casos de enxaqueca podem ser desencadeados por sobrecarga e tensão muscular. Saiba como a fisioterapia, a quiropraxia e alongar os músculos podem ajudar você

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Freepik - @yanalya

É bem provável que em alguma época da vida você já tenha sofrido com dores de cabeça ou até mesmo crises de enxaqueca. De maneira geral, esses problemas surgem de repente provocando um grande desconforto desencadeado pela dor.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a enxaqueca, inclusive, afeta 15% da população brasileira. Os grupos mais acometidos são os de pessoas na faixa etária dos 25 aos 45 anos de idade. 

Pessoas do sexo feminino são as que mais sofrem: são cerca de 25%, o que representa mais que o dobro da prevalência entre os homens. Os dados são do Ministério da Saúde.

LEIA TAMBÉM:

>> Parasita comedor de córnea pode causar perda da visão; saiba como e por quê

>> Farinha de buriti: como dieta com superalimento pode melhorar a sua saúde

>> Pescoço e panturrilha: como interpretar medidas e quais os riscos à saúde

Os impactos são muitos: por se tratar de um dor intensa e incapacitante, leva também a quadros de náuseas, vômito, sensibilidade à luz e ao som. Diante disso, é comum lançar mão daquele medicamento sempre a postos dentro da bolsa ou no armário de casa. 

Porém, o que nem todo mundo sabe é que é possível afastar as dores e evitar ser pego de surpresa com técnicas de alongamento e sessões de fisioterapia.

“A maioria dos casos de enxaqueca acontece devido a uma sobrecarga muscular que acontece por vários fatores, como estresse e sobrecarga muscular em posições estáticas por causa do trabalho, mas ela pode ser melhorada com sessões de fisioterapia ou quiropraxia”, afirma o fisioterapeuta e especialista em quiropraxia, José Ordenes.

O papel dos músculos na enxaqueca

Segundo o especialista, os músculos do pescoço e da face podem ser responsáveis por crises intensas de enxaqueca, ao enviar sinais dolorosos ao cérebro e sensibilizar a região. 

Esse desconforto, frequentemente, desencadeia um estresse na musculatura, que provoca dor. Por meio de exercícios de relaxamento, mobilidade e fortalecimento dos músculos do pescoço, José garante que é possível aliviar a dor e reduzir a frequência de novas crises de enxaqueca.

“A fisioterapia é fundamental no tratamento da enxaqueca causada por dores musculares. As sessões ajudam a identificar fatores que causam a tensão muscular e ajudam a fortalecê-los para reduzir a dor durante as crises”.

4 alongamentos para aliviar a enxaqueca

Foto: Reprodução/Freepik

1 - Extensão e flexão do pescoço

Foto: Reprodução/Freepik

2 - Rotação da cabeça

Foto: Reprodução/Freepik

3 - Relaxamento dos ombros

Foto: Reprodução/Freepik

4 - Movimentar os olhos para um lado e para o outro

Além dos alongamentos, entre as técnicas de fisioterapia que são aplicadas para tratar as dores de cabeça e as enxaquecas, estão a terapia manual com manobras cervicais, mobilizações vertebrais, tração cervical, massagem do tecido conjuntivo, relaxamento muscular, fortalecimento craniocervical, educação em dor para o paciente.