Saúde

Contato com a natureza ajuda crianças no combate ao estresse, ansiedade e distúrbios

Manual de orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria informa sobre importância do convívio com o meio ambiente para bem-estar físico e psíquico

Foto: Divulgação / Pexel
Experiências na natureza, como o brincar, por exemplo, já são prescritas por pediatras no Brasil.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou o Manual de Orientação “Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes”. De acordo com médica e presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Luciana Silva, apesar da literatura médica já reconhecer os benefícios obtidos através de brincadeiras, atividades de lazer e aprendizado ao ar livre, há cada vez menos oportunidades para a população pediátrica usufruir desse direito universal nas cidades brasileiras. 

O contato com a natureza propicia relaxamento, estimula a curiosidade, a criatividade e a autonomia das crianças durante sua fase de crescimento e desenvolvimento corporal, cerebral e emocional, que trarão reflexos positivos para toda a vida. 

Experiências na natureza, como o brincar, por exemplo, já são prescritas por pediatras no Brasil e em outros países, reforçando a importância de explorar a convivência nesse ambiente. Para a pediatra, é necessário refletir sobre o modo de vida que tem sido proporcionado às crianças.

“Existem diversos avanços relacionados à infância e adolescência no Brasil, como o aumento da escolaridade e o combate à exploração do trabalho infantil. No entanto, não podemos deixar de considerar que os efeitos da urbanização, entre eles, o distanciamento da natureza, a redução das áreas naturais, a poluição ambiental, bem como a falta de segurança e de qualidade nos espaços públicos, levam a população a passar a mais tempo em ambientes fechados e isolados”, alerta.

Lançado em julho deste ano, o documento, elaborado pelo Grupo de Trabalho em Saúde e Natureza em parceria com o programa Criança e Natureza e a Sociedade Brasileira de Pediatria, traz informações – que enfatizam a necessidade de incentivar atividades e passeios ao ar livre como forma de promover o desenvolvimento infantil saudável: o “Manual” está disponível gratuitamente aqui.